Prima de Preta Gil, Luiza Possi se emociona com morte da cantora: 'Orei todos os dias'
Cantora ainda detalhou a relação próxima que tinha com a prima; confira o relato inteiro
Preta Gil morreu aos 50 anos nos Estados Unidos, após enfrentar um câncer colorretal desde 2023; sua prima Luiza Possi prestou uma homenagem emocionada, exaltando sua resiliência, coragem e legado.
A cantora Luiza Possi, de 41 anos, compartilhou um texto emocionante para se despedir da prima, Preta Gil (1974–2025), que morreu no domingo, 20, nos Estados Unidos, onde estava havia três meses para um tratamento experimental contra o câncer que enfrentava.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em seu depoimento, Luiza Possi relembrou as orações que fez com a cantora e exaltou algumas qualidades da artista, como sua resiliência e coragem durante o tratamento. Ela também comentou que, desde 2023, quando a prima foi diagnosticada com câncer, nunca a viu reclamar da doença ou da vida.
"É com o coração em pedaços que venho a público me despedir da minha prima Preta. Nós tínhamos uma relação só nossa, sem intermediários, com muito amor, diálogo, oração, compreensão e carinho. Nem sei como estou aqui escrevendo tudo isso!"
Luiza Possi também relembrou o fim do tratamento de Preta Gil, em agosto de 2024. Na época, a cantora tinha sido considerada curada. Entretanto, posteriormente os linfomas voltaram, em quatro regiões diferentes.
"A Preta, sem dúvida nenhuma, foi a pessoa mais resiliente que conheci, corajosa e que lutou bravamente, sem reclamar em nenhum momento. Uma força da natureza. Nem ela sabia explicar a força que tinha. Eu perguntava: 'Prima, como você consegue passar por tudo isso e estar aqui sorrindo e lutando?' E ela me dizia: 'Nem eu sei, prima'. Nós oramos juntas, e eu orei por ela todos os dias, de joelhos, e dizia isso a ela."
Em seu texto, Luiza Possi também comentou sobre o sentimento de perda na família.
"Hoje, sem hipocrisia, perdemos. Todos que lutávamos com ela, perdemos. Mas o céu ganhou uma estrela de coração generoso, maior que o peito. Estamos de luto na Terra, mas Jesus hoje festeja sua filha amada que voltou para o Pai. Jesus, hoje minha oração será diferente: receba minha prima com braços abertos, acolha ela com todo o seu amor, descanso e vida eterna. Viva, Preta. Seu legado será para sempre lembrado. Te amo demais."
Preta Gil e Luiza Possi são primas de segundo grau. O pai de Luiza, Líber Gadelha, que morreu em 2021, era primo da mãe de Preta, Sandra Gadelha. "Com os olhos inchados, te digo até logo, até a eternidade. Nos encontraremos mais tarde e cantaremos juntas, como amávamos fazer. E aquele show dos Gadelhas vai ser lindo aí no céu", encerrou.
Adeus a Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos EUA. Conforme a equipe dela informou ao Terra, a cantora passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital.
A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.
Em maio de 2025, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse antes de deixar o país.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons e segue o talento musical da família.
