O TikTok começará a implementar uma nova tecnologia de detecção de idade em toda a Europa nas próximas semanas, informou à Reuters nesta sexta-feira, já que a plataforma de propriedade da ByteDance enfrenta pressão regulatória para identificar e remover contas pertencentes a crianças menores de 13 anos.
O sistema, que não havia sido divulgado anteriormente, segue um plano piloto de um ano na Europa. Ele analisa informações de perfil, vídeos postados e sinais comportamentais para prever se uma conta pode ser de um menor de idade. As contas sinalizadas pela tecnologia serão revisadas por moderadores especializados, em vez de serem banidas automaticamente, informou o TikTok.
A implementação ocorre no momento em que as autoridades europeias examinam como as plataformas verificam a idade dos usuários sob regras rígidas de proteção de dados, em meio a preocupações de que as práticas atuais sejam ineficazes ou excessivamente invasivas.
No ano passado, a Austrália impôs a primeira proibição no mundo de redes sociais para menores de 16 anos, enquanto o Parlamento Europeu pressiona por limites de idade nas plataformas de redes sociais. A Dinamarca quer proibir as redes sociais para menores de 15 anos.
O plano piloto do Reino Unido levou à remoção de milhares de contas adicionais com menos de 13 anos.
Apesar dos esforços extensivos, não há uma maneira globalmente aceita de confirmar a idade de uma pessoa e, ao mesmo tempo, preservar a privacidade, disse o TikTok. Para recursos contra proibições, a empresa usará a estimativa de idade facial do provedor de verificação Yoti, juntamente com verificações de cartão de crédito e identificação emitida pelo governo.
A Meta também usa a Yoti para verificar a idade dos usuários no Facebook.
O TikTok disse que a nova tecnologia foi criada especificamente para a Europa, a fim de cumprir os requisitos regulatórios da região. A empresa trabalhou com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, seu principal órgão regulador de privacidade da UE, durante o desenvolvimento do sistema.
Os usuários europeus serão notificados quando a tecnologia for lançada, disse o TikTok.