Dados e senhas de 149 milhões de usuários vazam e expõem acessos a Gmail, Facebook e gov.br

Material exposto tinha 96 GB de dados brutos de vítimas ao redor do mundo

23 jan 2026 - 15h50
Resumo
Dados de 149 milhões de usuários, incluindo senhas de Gmail, Facebook e gov.br, vazaram na internet e foram removidos após denúncia, expondo informações de serviços globais e governamentais.
Portal gov.br oferece serviço de assinatura eletrônica para cidadãos com conta de nível prata ou ouro.
Portal gov.br oferece serviço de assinatura eletrônica para cidadãos com conta de nível prata ou ouro.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Estadão

Um banco de dados contendo 149 milhões de nomes de usuário e senhas ficou exposto na internet e só foi retirado do ar após uma denúncia. A lista inclui dados de usuários do Gmail, do Facebook, do Instagram, do Yahoo, do "gov.br", entre outros. 

Jeremiah Fowler, analista de segurança, que identificou o banco de dados hospedado em um servidor comercial e notificou o provedor de hospedagem, que acabou removendo o conteúdo por violação dos termos de serviço.

Publicidade

Sem conseguir determinar quem era o responsável pela coleta ou operação das informações, Fowler, que detalhou o caso para a empresa ExpressVPN, revelou que o material tinha 96 GB de dados brutos de vítimas ao redor do mundo.

O provedor disse que o sistema era mantido por uma empresa subsidiária que operava de forma independente. Depois de um mês e várias tentativas, o banco de dados foi finalmente derrubado, e as senhas ficaram inacessíveis. 

A lista de contas de e-mail expostas inclui 48 milhões do Gmail, 17 milhões do Facebook, 4 milhões de contas do Yahoo, 3,4 milhões da Netflix.  

Outros serviços incluem Instagram (6,5 milhões), TikTok (780 mil), OnlyFans (100 mil), além de serviços financeiros, de criptomoedas e de corretoras de investimento.

Publicidade

Sem citar números, ele também afirmou ter encontrado senhas associadas a domínios ".gov", usados por governos de vários países. Um dos registros está relacionado ao "gov.br".

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se