Se você tem coco em casa, tem um tesouro: você pode usá-lo para purificar a sua água

A casca do coco verde é capaz de eliminar toxinas presentes na água

9 jul 2025 - 14h20
(atualizado em 11/7/2025 às 10h29)
Foto: Xataka

A água é um componente essencial para a manutenção da vida na Terra e um dos principais recursos naturais existentes. No entanto, para ser aproveitada pelos seres humanos, ela precisa ser tratada para que se torne potável e possa ser ingerida sem risco de contaminação. Esse processo, contudo, envolve uma série de processos físicos e químicos para remover as impurezas da água, como a captação, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Mas e se te dissessem que existe um material natural capaz de purificar a água? Comunidades ribeirinhas da Índia e Indonésia utilizam há séculos uma fruta muito comum no Brasil para realizar a purificação da água: o coco. Apesar de parecer um método ancestral ultrapassado, essa fruta pode revolucionar o tratamento sustentável da água no mundo todo.

Publicidade

Entenda como o coco é capaz de retirar as impurezas da água

O coco é uma fruta muito encontrada nas regiões tropicais do mundo, como o Brasil, a Indonésia e a Índia. Não é à toa que eles estão entre os 10 principais países produtores de coco no mundo. Além de ser um alimento básico na dieta de muitas culturas, a fruta é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, é reconhecida por auxiliar na hidratação e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, além dos vários benefícios do coco para a saúde humana, essa fruta também é capaz de realizar o processo de purificação da água. É isso que pesquisadores brasileiros da Universidade Federal Fluminense afirmam em uma tese de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Sabíamos que comer nozes e outras frutas secas no café da manhã era bom para o cérebro, mas não até que ponto

Publicidade

"Lua do Veado" proporcionará um espetáculo nesta quinta-feira

Planeta Terra teve o dia mais curto do ano nesta quarta-feira

O núcleo da Terra parou de girar? Entenda o fenômeno e seus efeitos

Há anos nos perguntávamos por que os javalis de Chernobyl eram tão radioativos; resposta não tinha a ver com o acidente

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se