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Pesquisa: Facebook gera à economia global mais de US$200 bi

Segundo Sheryl Sandberg, vice-presidente operacional do Facebook, a rede social está ajudando a criar uma nova onda de pequenas empresas

20 jan 2015 - 10h14
(atualizado às 11h18)
Una persona ingresa a Facebook a través de un smartphone en Rio de Janeiro. Imagen de archivo, 15 abril, 2013. Muchos se quejan de la pérdida de productividad que representan las redes sociales, pero Facebook asegura que el uso de su plataforma en Latinoamérica ayudó a crear más de medio millón de empleos y generó un multimillonario impacto económico.
Una persona ingresa a Facebook a través de un smartphone en Rio de Janeiro. Imagen de archivo, 15 abril, 2013. Muchos se quejan de la pérdida de productividad que representan las redes sociales, pero Facebook asegura que el uso de su plataforma en Latinoamérica ayudó a crear más de medio millón de empleos y generó un multimillonario impacto económico.
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Com 1,35 bilhão de usuários, o Facebook poderia ser enquadrado como a segunda nação mais populosa do mundo se fosse um país.

Mas enquanto seus usuários podem povoar apenas um país virtual, o Facebook afirma que gera muita atividade econômica real: US$ 227 bilhões (aproximadamente R$ 595,5 bilhões) de impacto econômico e 4,5 milhões de empregos em 2014, segundo estudo da consultoria Deloitte & Touche, elaborado a pedido da rede social.

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Este levantamento avaliou negócios que mantêm páginas na rede social, bem como aplicativos e jogos para dispositivos móveis que usuários utilizam no Facebook e medidas sobre a atividade econômica resultante.

O estudo também considera a demanda por aparelhos e serviços de conectividade gerada pela rede social. Ao fazer um anúncio no Facebook, por exemplo, parte das vendas de uma companhia pode ser diretamente atribuída à rede social. 

Quando usuários doaram US$ 100 milhões para pesquisa de esclerose lateral amiotrófica (ELA) durante o popular "desafio do balde de gelo", o recurso de autoplay do Facebook teve um papel importante na campanha.

Nova economia

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Segundo Sheryl Sandberg, vice-presidente operacional do Facebook, a rede social está ajudando a criar uma nova onda de pequenas empresas em todas as áreas da economia.

"As pessoas acreditam que a tecnologia cria empregos no setor de tecnologia e destrói empregos em outras áreas", disse a executiva,  em entrevista à Reuters. "Este estudo mostra que isso não é verdade."

Ela ainda citou um grupo de mulheres jovens em Bangalore, na Índia, que começou uma empresa de acessórios para cabelo.

O levantamento vai dar a Sandberg assunto para debater quando participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, nesta semana. Na quinta-feira a executiva participa de um painel junto com o presidente do Conselho do Google, Eric Schmidt, e com o presidente da Microsoft, Satya Nadella, sobre o futuro da economia digital.

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