Oferecimento

Ninguém conhecia essa empresa, mas ela acaba de comprar a maior briga do ano contra o X pela marca Twitter

Uma startup quase desconhecida desafia Elon Musk na Justiça e reacende a disputa por um dos nomes mais valiosos da história das redes sociais

20 dez 2025 - 18h09
Foto: Xataka

Parecia que o antigo Twitter estava encerrado depois que Elon Musk comprou a rede social por US$ 44 bilhões em 2022, trocou o nome para X, aposentou o icônico passarinho azul e deixou claro que o futuro da plataforma passaria por uma nova identidade. O que ninguém imaginava é que essa decisão abriria espaço para uma disputa judicial capaz de recolocar a palavra "Twitter" no centro do debate — agora como alvo de uma startup praticamente desconhecida chamada Bluebird.

A Bluebird entrou em cena no início de dezembro ao pedir ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos o cancelamento da marca Twitter. O argumento é direto: ao rebatizar a rede e abandonar publicamente o nome, a empresa de Musk teria aberto mão dos direitos sobre a marca. Na sequência, a startup foi além e solicitou o registro do nome Twitter para si, com planos de lançá-lo em uma plataforma concorrente chamada "twitter.new".

Publicidade

A reação do X foi imediata. Nesta terça-feira (16), a empresa processou a Bluebird em um tribunal federal de Delaware, alegando que a marca Twitter está longe de ter sido abandonada. No processo, o X afirma que o nome continua "vivo e bem", sendo usado diariamente por milhões de pessoas que acessam a rede por meio do domínio twitter.com — endereço que segue ativo. Além disso, a empresa destaca que usuários, anunciantes e até veículos de imprensa continuam se referindo à plataforma como Twitter, mesmo após a mudança oficial para X.

Para o time jurídico de Musk, a tentativa ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Ferramenta de trabalho? Apenas 30% do uso do ChatGPT é para fins profissionais

Gamer sortudo consegue 64 GB de RAM por um preço muito baixo — a loja corrige o erro já no dia seguinte

Mudanças à vista: PayPal quer deixar de ser apenas sistema de pagamentos e se tornar banco

Instalei um aplicativo gratuito no meu tablet Android antigo e ele ganhou uma nova vida como um segundo monitor portátil

Em breve, você poderá ver laptops com 8 GB de RAM em todos os lugares, já que os fabricantes, provavelmente, tornarão as configurações com mais memória muito caras

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações