Em junho, algumas imagens destacaram uma perigosa evolução nas táticas de assalto: o exército russo começou a usar motocicletas como principal ferramenta para avançar sobre as linhas ucranianas, numa tentativa de evitar a destruição de seus blindados modernos diante do poder dos drones. Agora, a guerra eletrônica na Ucrânia transformou cada inovação tecnológica em uma arma com os dias contados. A solução? O retorno da cavalaria.
Sim, a guerra na Ucrânia, caracterizada por um uso massivo de drones, artilharia de precisão e guerra eletrônica, levou o exército russo a explorar soluções de aparência arcaica: a reintrodução de cavalos no campo de batalha. O que começou como improvisações com burros e cavalos para transportar suprimentos na linha de frente evoluiu para treinamentos formais de unidades de assalto montadas, segundo informou o jornal Kommersant.
A ideia reflete, em grande parte, o impasse a que as tecnologias modernas chegaram em um front saturado de interferências eletrônicas, onde até mesmo os sistemas mais sofisticados se viram limitados, obrigando o uso de métodos que evocam as guerras do passado.
Treinamentos e táticas
Na região de Donetsk, o comandante da unidade "Storm" da 9ª Brigada organizou treinamentos a cavalo para tropas de assalto. Os exercícios, gravados em vídeo e divulgados em canais do Telegram pró-governo como "WarGonzo", mostram soldados galopando por campos abertos, alguns compartilhando montaria: um controla o animal e o outro se prepara para...
Matérias relacionadas