Pouco antes das 11h da manhã de 7 de novembro de 1940, uma imponente ponte suspensa nos Estados Unidos estava a minutos de se tornar história da engenharia. Naquela massa de destroços, havia apenas um cachorro preso, que ninguém conseguiu salvar. Poucos minutos depois das 11h da manhã, as câmeras registraram uma das cenas mais chocantes já filmadas.
Esta era a história de um fracasso colossal.
Uma obra-prima leve demais
Quando a Ponte Tacoma Narrows foi inaugurada em julho de 1940, sua silhueta elegante e esguia deveria simbolizar uma nova era de engenharia econômica e eficiência estrutural. Leon Moisseiff, um dos engenheiros mais prestigiados do país e arquiteto da Ponte Golden Gate, projetou um colosso estilizado que, no entanto, desde o primeiro dia começou a apresentar um comportamento preocupante: o painel vibrava e ondulava mesmo com brisas moderadas.
Os operários apelidaram a estrutura de "Gertie Galopante", um apelido que indicava que algo profundo e ainda incompreendido estava comprometendo sua estabilidade.
Primeiras investigações
Equipes da Universidade de Washington iniciaram estudos intensivos: maquetes, testes em túnel de vento e soluções emergenciais, como macacos hidráulicos e cabos temporários. Nada conseguia deter as oscilações.
A ponte, fina demais, leve demais, fiel demais a uma estética refinada, fora levada ao limite pela filosofia de projeto da Grande Depressão, na qual os materiais eram reduzidos ao essencial e a resistência aerodinâmica ainda não era ...
Matérias relacionadas