Hackers roubam 256 milhões de músicas do Spotify e querem tornar todo o conhecimento da humanidade acessível gratuitamente

Um grupo ativista criou um backup da biblioteca do Spotify. Eles querem disponibilizar milhões de músicas sem custo

27 dez 2025 - 09h15
(atualizado em 28/12/2025 às 15h18)
Foto: Xataka

Quem são esses hackers? Desconhecidos afirmam, em um post de blog no "Anna's Archive", que criaram um backup do Spotify. O Anna's Archive é uma chamada metamáquina de busca, usada para pesquisar especificamente bibliotecas clandestinas.

Bibliotecas clandestinas são bases de dados online que disponibilizam gratuitamente conteúdos protegidos por direitos autorais — como filmes, e-books e músicas — sem a autorização dos detentores dos direitos.

Publicidade

O Anna's Archive tem como objetivo específico reunir todo o conhecimento da humanidade em um único lugar, catalogá-lo e torná-lo acessível gratuitamente.

Roubo de dados em grande escala

No post publicado no Anna's Archive, afirma-se que eles dispõem de 300 terabytes de metadados e arquivos de música do Spotify. No total, estariam incluídas 256 milhões de músicas, das quais 86 milhões são distribuídas por meio de torrents em massa. Agora, a intenção seria usar esses dados para construir um arquivo de preservação musical:

"Normalmente, o Anna's Archive se concentra em textos […]. Mas nossa missão (a preservação do conhecimento e da cultura da humanidade) não faz distinção entre tipos de mídia. Às vezes, surge uma oportunidade fora do campo dos textos. Este é um desses casos. Há algum tempo, descobrimos uma forma de fazer scraping do Spotify em grande escala. Vimos nisso um papel para nós: construir um arquivo musical voltado principalmente para a preservação de longo prazo."

Os responsáveis reconhecem que o Spotify naturalmente não possui ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

A China enfrentava um problema com o turismo relacionado ao Alipay e ao WeChat; a solução encontrada foi um novo aplicativo que todos os viajantes deveriam instalar

Nem contra Ucrânia, nem Estados Unidos: drone é testado na Rússia mas o motivo é muito diferente do que você imagina

Pagar pelo Google Fotos me deu espaço, mas tirou minha liberdade, então precisei recuperar o controle

Galaxy Buds3 FE supera AirPods no conforto, mas falha onde não devia

Apple sofre a maior fuga de cérebros em anos: chefes de IA, design e criador do iPhone Air estão de saída... muitos para a Meta

Publicidade
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações