A Comissão Europeia propôs que o Google permita que mecanismos de busca de terceiros acessem os dados de pesquisa da companhia, incluindo os de chatbots de inteligência artificial, para que a empresa cumpra a Lei de Mercados Digitais, disse o órgão executivo do bloco de países nesta quinta-feira.
Clare Kelly, advogada sênior de concorrência do Google, disse que a companhia norte-americana lutará contra as medidas, que, segundo ela, são exageradas e colocam em risco a privacidade dos usuários.
"Centenas de milhões de europeus confiam ao Google suas pesquisas mais sensíveis - incluindo questões privadas sobre saúde, família e finanças - e a proposta da Comissão nos força a entregar esses dados a terceiros, com proteções de privacidade perigosamente ineficazes", disse ela em comunicado.
As medidas propostas pela UE abrangem o escopo, os meios e a frequência dos dados de pesquisa que o Google deve compartilhar, medidas para garantir que os dados pessoais se tornem anônimos, processos que regem o acesso dos beneficiários aos dados de pesquisa e parâmetros para definir os preços desses dados, informou a Comissão.
"O objetivo das medidas é permitir que mecanismos de busca online de terceiros, ou 'beneficiários de dados', otimizem seus serviços de busca e contestem a posição do Google Search", disse a Comissão.
As partes interessadas têm até 1º de maio para enviar opiniões sobre as medidas propostas, com uma decisão final a ser tomada em julho.
O Google foi acusado em março de 2025 de violar a Lei de Mercados Digitais. A empresa fez suas próprias propostas para acalmar os rivais e os órgãos reguladores da UE, mas os concorrentes reclamaram que as ações propostas são insuficientes.
O Google acumula 9,71 bilhões de euros em multas desde 2017 por várias infrações antitruste na Europa. As multas por violações da Lei de Mercados Digitais podem chegar a 10% da receita anual global de uma empresa.