Nem sempre as grandes capitais oferecem a melhor qualidade de vida. O levantamento Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que dezenas de municípios do interior do Brasil superam grandes centros em educação, renda e longevidade. O estudo, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), avaliou todos os municípios do país e listou as 50 cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Como funciona o IDH Municipal
O IDHM é uma adaptação do indicador global usado pela ONU para medir o progresso humano. Ele considera três dimensões fundamentais: educação, expectativa de vida e renda.
Os resultados variam de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. Cidades com índices acima de 0,800 são classificadas como de desenvolvimento muito alto.
Os dados utilizados no ranking fazem parte do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.
As 50 melhores cidades para se viver no Brasil
O levantamento mostra que o interior de São Paulo concentra mais da metade das cidades com maior desenvolvimento humano do Brasil. Municípios como São Caetano do Sul, Jundiaí e Vinhedo aparecem à frente de várias capitais. O Sul do país também se destaca, especialmente Santa Catarina, com sete cidades no top 50.
Já no Sudeste, ...
Matérias relacionadas
Parece Brasil: por causa da criminalidade, cresce a procura por cães de defesa no Reino Unido
A que ponto chegamos: já existe empresa comercializando namorados de IA
Não se mude antes de ler isso: essas são as piores cidades para se viver no Brasil
China lança megabarco elétrico de 10.000 toneladas que desafia as regras do transporte marítimo