No final de março, o círculo azul do Meta AI chegou ao iOS e Android no WhatsApp, Facebook e Instagram com uma missão: aproximar a inteligência artificial dos usuários desses aplicativos. Dessa forma, não foi necessário baixar aplicativos extras, se cadastrar em mais nada e, mais importante: nem foi necessário trocar de aplicativo. Um mundo de possibilidades, mas com letras miúdas: não é possível desativar o círculo azul.
Este fato levantou suspeitas. Dias depois, a Meta confirmou um segredo aberto: está preparada para coletar informações de cidadãos que usam a Meta AI para treinamento. Portanto, você tem um círculo azul que não pode remover e, se usá-lo, o que você disser será usado para depurar seus modelos.
A cereja do bolo da Meta AI é que o uso de dados para treinamento é habilitado por padrão e desabilitá-lo não é tão simples e imediato quanto procurar uma opção ou marca de seleção entre suas configurações para fazer isso manualmente por conta própria. A boa notícia é que sim, é possível solicitar à Meta que não use nossos dados.
Como solicitar à Meta que não use seus dados pessoais para sua IA
Modelos de inteligência artificial precisam de uma enorme quantidade de dados para melhorar seu desempenho: o que está disponível para todos na internet e em diferentes repositórios gratuitos não é suficiente. Não seria a primeira nem a última vez que descobriríamos que as empresas por trás dos modelos mais populares saquearam a internet, e não importa se é para ChatGPT, ...
Matérias relacionadas
Este thriller político vai tirar o fôlego e está disponível na Netflix