A Adobe anunciou nesta quarta-feira a integração dos aplicativos Photoshop, Adobe Express e Acrobat ao ChatGPT, permitindo que os usuários editem imagens, criem gráficos e gerenciem PDFs dentro do chatbot.
Essa iniciativa reflete um esforço mais amplo dos fabricantes de software para integrar ferramentas do dia a dia a plataformas de IA conversacional e alcançar mais usuários, reduzindo a necessidade de alternar entre diferentes aplicativos.
A Adobe recusou-se a comentar os termos financeiros com a OpenAI e afirmou que a integração visava apresentar seu principal produto a novos usuários, que precisarão se cadastrar na Adobe para usá-lo no ChatGPT.
A implementação levará muitos dos recursos populares disponíveis nos aplicativos da Adobe para os mais de 800 milhões de usuários ativos semanais do ChatGPT, expandindo o alcance da Adobe à medida que intensifica seus esforços para se adaptar às mudanças impulsionadas pela IA nos mercados de design profissional
É também um avanço para a Adobe num momento em que cresce a procura por interações mais rápidas, baseadas em chat, que atraiam tanto iniciantes como criadores experientes.
Visando simplificar tarefas comuns de criação e produtividade, a Adobe afirmou que os usuários podem digitar uma solicitação no ChatGPT, como ajustar fotos, criar um gráfico, animar designs ou resumir um PDF, e acionar a ferramenta correspondente da Adobe sem sair da interface de bate-papo.
Photoshop, Acrobat e Adobe Express estarão disponíveis gratuitamente no ChatGPT a partir de quarta-feira, em todas as versões do ChatGPT (desktop, web e iOS). O Adobe Express para ChatGPT já está disponível para Android, e a compatibilidade com Photoshop e Acrobat para Android deverá ser adicionada em breve.
A medida complementa o anúncio feito pela Adobe no final de outubro, quando a empresa reformulou suas ferramentas de edição de vídeo e imagem para permitir que os usuários executem tarefas por meio de assistentes de IA conversacionais.