Patrocínio

2 + 2 = 5? Internautas não perdoam falhas e gafes do ChatGPT

ChatGPT surpreende por agilidade em respostas variadas, mas confiança na ferramenta não deve ser absoluta

24 fev 2023 - 14h43
ChatGPT: respostas são 100% confiáveis?
ChatGPT: respostas são 100% confiáveis?
Foto: Unsplash

O ChatGPT tem impressionado internautas e até deixado muitas classes de profissionais de cabelo em pé por sua capacidade de respostas no estilo sabe-tudo geradas por inteligência artificial. Mas será que a ferramenta tem uma precisão absoluta? Ao que tudo indica, não é bem assim. 

Desde o lançamento do programa, alguns erros envolvendo imprecisões factuais foram levantados pelos usuários.

Publicidade

A IA comummente dá respostas erradas que se aproximam do senso comum, quando não sabe ao certo a resposta para uma pergunta. Quando perguntado sobre a pessoa que mais marcou gols na história da seleção brasileira, o programa respondeu que era Pelé, quando, na verdade, trata-se de Marta

ChatGPT comete erros factuais e aceita sugestões
Foto: Terra Byte

Segundo a Open AI, empresa criadora do programa, ele está em processo constante de aprendizado a partir dos erros. Quando corrigido, o ChatGPT imediatamente pede desculpas e tenta buscar uma resposta adequada, mas isso nem sempre funciona como o esperado. 

No Twitter, um usuário compartilhou uma gravação em que mostra o programa "aprendendo" que 2 + 2 = 5, e não 4. Após diversas tentativas, o internatua consegue convencer a inteligência artificial a dar a resposta errada à pergunta.

Alguns usuários responderam ao tuíte afirmando que, ao tentarem fazer o mesmo pouco tempo depois, não obtiveram sucesso.

Publicidade

A economista brasileira Mônica de Bolle até brincou de provocar o software com perguntas subjetivas sobre o viés de gênero da própria plataforma. 

Fonte: Redação Byte
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se