PUBLICIDADE

Página no Instagram alavanca negócios locais em Salvador

Através da página Sussuarana City, moradores do bairro se informam sobre empreendimentos, vagas de trabalho e os últimos acontecimentos

14 dez 2022 - 18h32
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Criadora da página Sussuarana City, Adriele Lisboa, atualizando as informações do bairro
Criadora da página Sussuarana City, Adriele Lisboa, atualizando as informações do bairro
Foto: Joyce Melo/ANF

Negócios e empreendedores locais, vagas de trabalho e os últimos acontecimentos do bairro compõem a página Sussuarana City. No ar desde 15 de fevereiro de 2020, o perfil se tornou referência entre os moradores do bairro de Sussuarana, em Salvador, e já soma mais de seis mil seguidores no Instagram.

De acordo com a jornalista e criadora da página, Adriele Lisboa, 23 anos, o propósito da página é trazer um portal completo para os moradores, com notícias sobre o bairro, desde a situação da Covid até a poda da árvore e a situação do trânsito. Mas também fortalecer os empreendedores locais através da divulgação dos seus negócios e compartilhar oportunidades de emprego.

“Vejo a página com um forte potencial para fortalecer os comércios do bairro e ajudar os microempreendedores, já que antes eles não tinham como divulgar porque os influenciadores que as lojas contratam para fazer provadores não é do bairro, então o público não é tão nichado", observou Adriele.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios no ano passado. Foram mais de 3,9 milhões de empreendimentos, aumento de 19,8% em relação a 2020. Sendo que, o Microempreendedor Individual (MEI), corresponde a 80% dos negócios abertos.

Visto que empreender por necessidade é comum na vida de moradores da periferia, diante das dificuldades enfrentadas pelo microempreendedor, ter uma rede local para se conectar com os seus clientes diretos foi fundamental para o crescimento da Aragon Travels, agência de viagens do empreendedor Lucas Gonçalves, 26 anos, morador de Sussuarana.

“Este empreendimento, que é meu e da minha namorada, a partir do momento que resolvemos divulgar no @sussuaranacity_, gerou uma proximidade com os moradores o que resultou em questão de pouco tempo novos clientes e novos seguidores para nossa página”, disse Lucas.

Assim como Lucas, a microempreendedora Elenir Kelly, 23 anos, divulga o seu negócio, Temperando com Amor, delivery de sopas e caldos. Mas, enquanto moradora, também acompanha o conteúdo da página constantemente. Assim, consegue se manter informada e comprar o que precisa sem sair do seu bairro.

"O que eu mais gosto de ver por lá, são as publicações de comércios do bairro e as informações quando tem promoções e acidentes, já que sempre está atualizado por lá. Considero o trabalho muito importante, pois é um mini jornal do bairro, um lugar de fácil acesso e é bem explicativa a página”, disse Elenir.

O auxiliar de engenharia, Pedro Henrique, 24 anos, conta que a página potencializou seu consumo local. “Porque tomei conhecimento de novas lojas e comércios no bairro”, disse ele

Além disso, sendo Sussuarana, uma localidade que engloba Nova Sussuarana, Novo horizonte e a Sussuarana Velha. Para Pedro Henrique, saber de tudo que acontece no bairro, numa rotina de trabalho diária, é muito difícil. 

“A página ajuda na divulgação de bastante coisa, como eventos e empreendedores locais. Já fui informado sobre falta de energia, dados de covid no bairro, obra do governo, eventos da CUFA, de passeata e doação de alimentos”, concluiu Pedro.

A partir desse entendimento, Adriele reforça a importância da valorização do comércio local, visto a quantidade de bons profissionais em Sussuarana, que devido a falta de divulgação, não conseguem clientes, pois os moradores acabam buscando os mesmos serviços em outros lugares.

“Hoje, os meus seguidores quando querem comprar algo vem até o direct ou no post do feed perguntar antes de sair para comprar. A partir disso eu vejo que cumpri meu objetivo de ser esse canal de informação para os moradores, de fortalecer e potencializar esse bairro tão único e afetivo para mim", finalizou Adriele.

ANF
Compartilhar
Publicidade
Publicidade