PUBLICIDADE

Projeto transforma escadão no Jardim São Luís em parque infantil

Novo ambiente foi revitalizado com grafites, horta comunitária e brinquedos como escorregador, amarelinha, balanço e escalada

5 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Viela virou espaço de arte e cultura na zona sul
Viela virou espaço de arte e cultura na zona sul
Foto: Shirley Valentina/Divulgação

O escadão da Viela Matriz, Jardim São Luís, periferia da zona sul de São Paulo, ganhou novas cores nos últimos anos. Isso porque o projeto Circo de Québra vem transformando o local em um parque com brinquedos, grafites e horta comunitária para os moradores. 

A iniciativa começou em agosto de 2021, quando integrantes do projeto decidiram revitalizar a escadaria, mas sem realizar mudanças estruturais. O pontapé dessa proposta foi ouvir os moradores da região sobre o que eles desejariam ter no local, especialmente as crianças que já tinham o costume de realizar brincadeiras naquele ambiente. 

"Em um primeiro momento foi feita uma pesquisa, em que as crianças do bairro apresentaram um pouco das dinâmicas, brincadeiras e percursos que realizavam. Em seguida, foi sugerida uma dinâmica em que moradores de todas as idades poderiam criar e imaginar como poderia ser um parquinho naquele espaço, sendo convidados a desenhar seus parques dos sonhos”, conta o fundador do projeto, Wandré Gouvêia. 

Wandré, inclusive, é cria da zona sul, e na infância usava o ambiente como recreação, assim como as crianças de hoje. E considerando os desejos dos moradores, nasceu o que ficou conhecido como Parque de Québra

Protejo leva apresentações de circo para o Jardim São Luís
Protejo leva apresentações de circo para o Jardim São Luís
Foto: Shirley Valentina/Divulgação

O novo ambiente convida quem transita por lá a brincar e a preservar o local, como explica Gouvêia. "O Parque de Québra surge a partir de uma proposta de criar um ambiente acolhedor, em que as famílias possam estar integradas com a ideia do brincar e cuidar."

Espetáculos culturais 

O processo de ressignificação da escadaria da Viela Matriz, do Jardim São Luís, nasceu em 2016, quando o Circo de Québra estabeleceu como objetivo tornar aquele local em um palco artístico. 

As apresentações culturais, oficinas e, especialmente, espetáculos circenses, transformou o que antes era um ambiente de passagem em uma referência cultural para os moradores da região. 

Iniciativa começou em agosto de 2021, quando escadaria foi revitalizada
Iniciativa começou em agosto de 2021, quando escadaria foi revitalizada
Foto: Shirley Valentina/Divulgação

Sobre o Circo de Québra

Mesmo com o foco de atuação na escadaria da Viela Matriz, o projeto já realizou intervenções culturais em outros bairros periféricos de São Paulo. As ações ocorrem sempre na rua, possibilitando com que o evento seja contemplado pelos moradores sem precisar sair de casa. 

A iniciativa já realizou mais de 50 eventos, envolvendo cerca de 300 artistas e alcançando mais de duas mil pessoas. 

Programação 

13/08

14h30 - Treino Livre/Vivência - Atividade com Adriano Castelo Branco

15h15 - Cortejo + Pocket show/Intervenção Artística de Las Manas

Acompanhe as redes sociais do Circo de Québra e fique por dentro das atividades! 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade