PUBLICIDADE

Onde aproveitar o dia da cultura nerd nas periferias de SP

As Fábricas de Cultura na capital paulista oferecem atividades gratuitas sobre o universo geek, com encontros sobre música, cinema e mais

25 mai 2023 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários
Celebre o mês da cultura nerd nas Fábricas de Cultura
Celebre o mês da cultura nerd nas Fábricas de Cultura
Foto: CLARIN CIA DE DANÇA - Foto de Sérgio Fernandes

O Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha é comemorado anualmente em 25 de maio. Essa data foi escolhida para celebrar a cultura nerd e todas as suas formas de expressão, em filmes, quadrinhos, jogos, livros e tecnologia. E nas periferias de São Paulo, nas Fábricas de Cultura, não vão faltar atividades gratuitas para comemorar.

No dia 16 de maio, às 10h, a equipe da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza a atividade Cultura Geek, que dará uma introdução sobre esse movimento conhecido mundialmente utilizando o acervo físico e digital da plataforma Árvores dos Livros, com mangás e animes da biblioteca.

Na Fábrica de Cultura de Diadema, no dia 17, às 14h30, acontece a “Cola com Elas: Ilustração de textos femininos”. Com a escuta e leitura de trechos dos livros de escritoras negras, contemporâneas e das periferias de São Paulo, os participantes poderão criar ilustrações utilizando a técnica de colagem manual.

Nos dias 24 e 25, a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape irá realizar a Semana do Orgulho Nerd, evento com diversas atividades formativas, palestras e oficinas.

No dia 24 será possível participar dos jogos e caracterização zumbi às 14h, e da oficina de programação com scratch às 18h. Já no dia 25, os destaques ficam por conta da palestra “Imersão no mundo dos jogos: dos anos 80 aos dias atuais”, realizada às 14h, e da ”Intervenção Semana Geek”, às 18h.

A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco vai realizar a primeira Vivência de Just Dance Rochdale nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira. O público poderá montar um time de até quatro pessoas para participar da atividade. Podem participar maiores de oito anos, sendo necessário chegar 1h antes do horário da atividade. Na quinta-feira a ação começa às 10h, e na sexta-feira às 14h. A unidade orienta que os interessados baixem o aplicativo Just Dance 2023 no celular com antecedência.

Na atividade Galanga Livre, organizada pela equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo, no dia 25 às 10h30, será abordado as resistências e contragolpes da população negra escravizada frente ao sistema escravista colonial no Brasil - a partir da música "Galanga Livre", de Rincon Sapiência, e o conto "Pai contra Mãe", de Machado de Assis.

Outra opção no dia 25 é a roda de conversa "Arte Urbana: Grafite e Pixo"que será realizada às 14h na Fábrica de Cultura Jaçanã, com o intuito de descobrir a história do pixo e debater sua criminalização no Brasil.

Fábricas de Cultura recebem eventos de cultura nerd
Fábricas de Cultura recebem eventos de cultura nerd
Foto: André Hoff/Divulgação

Dia 27, das 13h às 16h, o coletivo de arte-educação Manifesto Crespo leva para a Fábrica de Cultura do Capão Redondo o encontro Ocupação Casa Crespa, com rodas de conversas sobre cabelos crespos, corpos diversos e arte.

Também no dia 27, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís realiza o Festival Capão Extremo, das 16h às 21h. O evento terá como convidados artistas da cena do rap com o objetivo de fomentar o hip hop nacional com grandes nomes da região e novos artistas, incentivando a arte e a cultura do bairro. 

Já no dia 30, ainda na Fábrica Jardim São Luís, terá a atividade "Estudos de Figurino em Filmes da Cultura Geek e Pop", às 18h30. O encontro irá exibir filmes que ganharam premiações da indústria cinematográfica na categoria figurino, apontando questões de mercado e a relevância desses profissionais.

Fechando as celebrações, ainda no dia 30, às 14h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe Clarin Cia de Dança que irá apresentar o espetáculo "Ou 9 ou 80", com foco nas dificuldades enfrentadas por jovens periféricos por meio das letras do funk e dos corpos dos dançarinos.

Confira os endereços das Fábricas de Cultura mencionadas no texto: 

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2.508 - São Paulo | (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n° - São Paulo | (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro - Diadema | (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura 4.0 Iguape

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico - Iguape | (13) 3848-9300

Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 - São Paulo | (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís 

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - São Paulo | (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/n°, Jardim Rochdale - Osasco | (11) 3689-7600

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade