Receitas juninas: lanche com proteína de soja bem temperada
Chamam esse lanche de vários nomes, depende de cada região do país. Também é conhecido como buraco quente e aqui fizemos na versão vegana
Junho é o mês da festa mais vegana e popular do Brasil, conhecida como Festa de São João, ou Festa Junina. Não estamos dizendo que é uma celebração vegana, longe disso. O que queremos dizer é que a Festa Junina é repleta de preparos, doces e salgados que não levam nada de origem animal na sua composição, como o pé de moleque, e paçoquinha, a pipoca, o milho cozido, o arroz doce feito com leite de coco, entre diversos outros.
Ninguém precisa sair do seu bairro, ou da sua cidade para conseguir ter uma refeição vegana, porque ela está mais presente no nosso dia a dia do que a gente imagina. Centenas de alimentos e preparos que mais consumimos no Brasil são veganos, como o próprio arroz com feijão, mais popular e vegano do que isso, impossível.
O buraco quente, ou popularmente conhecido como pão recheado com carne moída, tem a sua versão vegana, feita com proteína de soja muito bem temperada com molho de tomate.
Na quebrada, em toda festinha que eu ia, tinha pão com carne moída, comia um atrás do outro, me lembro de cada momento. E depois que fiz e experimentei esse lanche com proteína de soja, tive a mesma sensação que eu tinha quando era criança. Sensacional! E o melhor: sem nada de origem animal.
E numa boa festa junina não pode faltar o tradicional buraco quente. Por isso, vamos te ensinar a preparar uma deliciosa proteína de soja com molho de tomate e explicar como você faz para comprar um pão (francês, carioquinha, de sal, ou como você conhece aí na sua região) sem nada de origem animal.
RECEITA:
INGREDIENTES
400g de proteína de soja miudinha escura
3 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola média
1 lata de milho verde
Óleo
2 Limões
600g de molho de tomate
Salsinha e cebolinha
Azeitonas a gosto
Sal a gosto
Páprica defumada a gosto
Fumaça em pó
10 pães (tipo francês, carioquinha, de sal)
Se liga no modo de preparo:
1 - Hidrate a proteína de soja em água fervente com o suco de 1 limão, páprica defumada e fumaça em pó por aproximadamente 15 minutos. Esse processo é fundamental para tirar o gosto de soja, e deixar a proteína muito saborosa.
2 - Enquanto a proteína fica de molho pode ir picando a cebola, o alho, a salsinha e preparando.
3 - Reserve tudo e escorra a água da proteína.
4 - Agora é só refogar a cebola e o alho, assim que dourar coloque a proteína de soja, acrescente o milho, as azeitonas, o sal, a salsinha e todos os temperos.
5 - Refogue muito bem, e acrescente o molho de tomate, deixe por uns 5 minutos e desligue o fogo, está pronto.
6 - Agora é só fazer um buraco na parte de cima do pão e rechear com a proteína de soja e servir
Como comprar pão sem nada de origem animal
Temos um artigo aqui na coluna falando apenas sobre isso, mas, vamos te explicar como você descobre se aquele pãozinho da padaria ou do mercado não tem ingredientes de origem animal.
É simples. Você precisa apenas perguntar para o funcionário do balcão ou para o próprio padeiro ou padeira se aquele pão não vai leite, ovos, margarina, banha de porco ou qualquer ingrediente de origem animal. Geralmente o pão francês não é feito apenas com farinha, água, sal, açúcar e fermento. Você pode confirmar isso com apenas uma pergunta.