PUBLICIDADE

Da 'Linha do Tiro' a Berlim: Domitila busca o prêmio do 'BBB23'

Natural da periferia da capital pernambucana, eleita miss Alemanha, usa redes sociais para defender o meio ambiente e causas sociais

13 jan 2023 - 11h54
(atualizado em 20/1/2023 às 21h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Domitila Barros, agora no BBB, nasceu no bairro chamado Linha de Tiro, na periferia de Recife
Domitila Barros, agora no BBB, nasceu no bairro chamado Linha de Tiro, na periferia de Recife
Foto:

Ativista social e ambiental, empreendedora, modelo e atriz, Domitila Barros está entre os participantes do BBB 23. Natural da Linha do Tiro, bairro periférico da zona norte do Recife, Domitila morou em Berlim, capital alemã, por 16 anos. Lá viveu o auge da carreira, sendo a primeira mulher negra e imigrante a ganhar o concurso de Miss Alemanha, no ano passado.

O engajamento social de Domitila começou quando tinha 13 anos. Incentivada pelos pais, a recifense ajudava na associação da família, o Centro de Atendimento a Meninos e Meninas (CAMM), que alfabetiza crianças carentes da comunidade onde vivia.

O CAAM funciona há 39 anos no bairro da Linha do Tiro, no Recife, comunidade onde Domitila cresceu. Atende crianças que encontram apoio para conquistar o futuro. Domitila virou garota propaganda do projeto e principal divulgadora.

Atuação social

Com sede de fazer a diferença, ela foi descoberta pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela Disney em 2000. Foi uma das jovens selecionadas para o prêmio Sonhadores do. O programa reconhecia adolescentes que atuavam em ações comunitárias e trabalhos voluntários.

Formada em serviço social pela Universidade Católica de Pernambuco, em 2006 Domitila viu mais uma chance de mudar seu destino. Aos 21 anos, ganhou uma bolsa de estudos para fazer um mestrado em Ciências Políticas e Sociais em Berlim.

Seu plano era voltar para o Brasil após o término do curso. Mas a vida seguiu com novos rumos. Ela começou a trabalhar como modelo para complementar a renda. Como mulher, imigrante e negra, enfrentou preconceito. Mas ressalta que há forte respaldo oferecido pela polícia alemã e por casas de apoio às mulheres vítimas de violência.

Empreendedorismo, mas sustentável

Além dos trabalhos como modelo e atriz, Domitila criou em 2007 a “She is from the jungle”, empresa de biojoias criadas usando o capim dourado como matéria-prima. A produção das peças é feita integralmente por mulheres brasileiras da comunidade da Linha do Tiro, no Recife, e também do estado de Tocantins. As peças já foram apresentadas na Semana de Moda de Berlim.

A companhia também estendeu a cartela de produtos para shampoos em barras produzidos por mulheres alemãs. Com o desenvolvimento e crescimento do negócio, Domitila viu a oportunidade de integrar as duas culturas em uma única empresa, trazendo assim, uma parte da produção para dentro da Alemanha.

Miss Alemanha 2022

O concurso alemão tem três premissas: responsabilidade social, empoderamento e diversidade. Domitila decidiu se candidatar, despretensiosamente, quando viu a propaganda sobre as inscrições.

A BBB ficou entre as 160 selecionadas após a primeira etapa. Nela, as candidatas passaram por viagens, workshops e debates. Nessa fase de imersão, o objetivo é que os jurados possam conviver com as candidatas, além de avaliar seu engajamento.

Até que, em fevereiro do ano passado, Domitila foi consagrada Miss Alemanha 2022. Ela dividia o palco com 21 candidatas. Há três anos, a Alemanha não participa do Miss Mundo. O país discorda da imposição de um padrão estético.

Domitila ganhou a premiação em um modelo reformulado. Ele transformou a escolha em uma celebração do “empoderamento feminino”, não exatamente de beleza, como é ao redor do mundo.

Reconhecimento

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha destacou Domitila por seu ativismo ambiental. Ela figura ao lado de mulheres como a médica, imunologista e empresária alemã de origem turca Özlem Türeci. Ela é cofundadora e diretora médica da BioNTech, responsável, junto com sua equipe, por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.

A revista americana Formidable Woman Magazine também elegeu a modelo brasileira como uma das mulheres mais influentes do mundo na categoria Artivist, por sua influência na causa da sustentabilidade.

ANF
Compartilhar
Publicidade
Publicidade