Arena cultural renasce pelas mãos da própria quebrada na zona norte de SP
Moradores do Jova Rural arregaçaram as mangas, ligaram a furadeira, acionaram os pincéis e recuperam espaço abandonado
Estudante passava pela arena e a via abandonada. Foi se incomodando, teve o sonho de revitalizar o local, mobilizou a comunidade e a obra foi feita. Ação mostra o quanto é importante tomar posse dos equipamentos públicos.
O bairro Jova Rural, extremo da zona norte de São Paulo, é um território historicamente marginalizado, onde as oportunidades costumam chegar tarde. Mas o que se vê no Centro de Integração da Cidadania (CIC) mostra que a periferia não espera, faz – neste caso, a reforma da arena cultural, que estava abandonada.
Quem puxou a transformação foi o coletivo De um Jeito Casual, atuando na região desde 2014, resultado de encontros informais para aprender violão, compor e fazer música. Em parceria com um curso de construção civil e recursos do Programa VAI, o grupo viabilizou a revitalização da arena.
Dez moradores que participavam do curso foram contratados e pagos para realizar os reparos e melhorias. Eles pintaram, consertaram a parte elétrica, reformaram o espaço inteiro — e criaram um palco vivo para os talentos da zona norte.
“Antes a arena era apenas uma passagem, agora a galera se programa para participar da programação, fica pra assistir os shows, pra tocar, pra conversar", conta Wellington Palmieri Donizete, idealizador da ação e integrante do coletivo De Um Jeito Casual. “Virou um ponto de encontro, uma opção de lazer na região e um polo de cultura”.
De tanto passar pela praça, estudante teve um sonho
Estudante da Escola Estadual Gustavo Barroso, ao lado do CIC Norte, e frequentador do espaço desde 2011, Wellington passava pela arena e a observou sem vida durante muito tempo. Começou a cultivar um sonho. “Gostaria de ter um espaço perto de casa para vivenciar cultura e música aos finais de semana. E, enfim, foi possível viabilizar esse sonho.”
Com o espaço revitalizado, o projeto As Canções do Jova Rural segue a plenos pulmões. O antigo equipamento público, criado para promover cidadania no Jaçanã e Tremembé, terá oficinas culturais, saraus, ensaios abertos e rodas de conversa, sempre com entrada livre e protagonismo da comunidade.
Jova Rural é uma região periférica vizinha ao Jaçanã, onde ainda se ouve mais sobre violência do que sobre cultura. Muitas vezes ignorada nos mapas afetivos da cidade, o bairro enfrenta olhares desconfiados de fora e perspectivas limitadas, dentro.
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Em regiões de alta vulnerabilidade, oferece serviços gratuitos que vão de atendimentos jurídicos a oficinas culturais.