Roda de leitura para adultos mostra o gigantismo de pequenas iniciativas na Maré
Ação voluntária de educadores da comunidade promove reflexão sobre questões sociais com estudantes matriculados no EJA
Voltado ao público maior de 18 anos, a atividade é um incentivo à retomada escolar, tornando o acesso à literatura algo possível e prazeroso. Estudantes, principalmente mulheres, podem conhecer novas perspectivas e refletir sobre as suas realidades.
O projeto tem nome, local e propósito, mas não tem patrocínio, nem ong por trás: é uma iniciativa de dois educadores, moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que resolveram promover o acesso à literatura a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É de fazer chorar ver as tiazinhas que passaram décadas sem saber escrever, nem ler, discutindo literatura.
O nome da iniciativa não tem apelo de marketing, simplesmente informa o propósito: Educação de Jovens e Adultos: Eles Leem! A ideia é de Anderson Oli e Camila Mendes, para incentivar a retomada da vida escolar. São atendidas cerca de quarenta pessoas que vencem a timidez e as limitações pessoais e acadêmicas.
A maioria é formada por mulheres com mais de 40 anos, negras e moradoras da Maré. A baixa adesão dos homens faz os organizadores pensarem em estratégicas como parcerias com lideranças masculinas, agentes culturais, professores da EJA, esportistas e trabalhadores, para que sirvam como referências.
Leitura vira discussão, reescrita e interpretações artísticas
A metodologia consiste na leitura compartilhada em roda. Atualmente, estão lendo Redemoinho em Dia Quente, de Jarid Arraes. Os participantes têm liberdade para ler trechos do texto, caso desejem. A proposta é que não haja correções e que todos os jeitos de ler, seja mais pausado ou com menor fluidez, sejam respeitados.
Após a leitura, acontece a troca de impressões sobre o que foi lido e atividades de escrita, arte ou dinâmicas que se conectem com o conteúdo. “Dessa forma, buscamos tornar a leitura mais significativa e estimular produções autênticas dos participantes”, explica Camila Mendes.
O projeto atende estudantes de duas escolas públicas. As reuniões semanais para leitura e discussão literária acontecem na Biblioteca Municipal Jorge Amado, localizada na Areninha Cultural Herbert Vianna, no Conjunto de Favelas da Maré. A turma em andamento encerra as atividades no dia 02 de dezembro, com direito a certificado.
Serviço:
Projeto Leituras na Favela cria iniciativa Educação de Jovens e Adultos: Eles Leem!
Público-alvo: alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, do sistema público de ensino no Complexo da Maré
Onde: Biblioteca Municipal Jorge Amado, localizada na Areninha Cultural Herbert Vianna, no Conjunto de Favelas da Maré
Quando: às terças-feiras das 15h às 17h
Informações AQUI