Truque do Tiktok: manter o abacate na água para conservar funciona?
Especialistas explicam riscos do método de armazenamento que chamou atenção na rede social
O truque de mergulhar o abacate dentro d'água para conservá-lo viralizou no TikTok recentemente e gerou uma curiosidade: a técnica, que supostamente desacelera o processo de oxidação e impede que a fruta amadureça depressa demais, funciona mesmo?
"A conservação do abacate é um desafio para muitos e cada um acaba desenvolvendo uma técnica diferente, há quem guarde a fruta envolta por filme plástico na geladeira e quem congele o alimento. Porém, apesar de ter viralizado nas redes sociais, não recomendo o armazenamento do abacate inteiro em um recipiente com água na geladeira", alerta o médico nutrólogo Andrea Bottoni.
A ideia pode soar interessante, já que remete aos alimentos em conserva, entretanto, ao mergulhar o abacate inteiro, sem remover a casca e a semente, e guardá-lo em um recipiente que não foi esterilizado causa riscos à saúde, alerta o especialista.
"Um dos malefícios da prática é a intoxicação alimentar, pois a submersão facilita a proliferação de bactérias como Listeria e Salmonella", afirma.
Trend tem mais riscos do que benefícios
Como a prática aumenta os riscos de alterações gastrointestinais, como diarreia e enjoo, o certo é seguir com métodos de conservação tradicionais.
"O recomendável é deixar que a fruta amadureça naturalmente em um ambiente sem umidade ou que, depois de cortado, seja armazenado com plástico filme na geladeira, mas só depois de passar uma rodela de limão na polpa", ensina Andrea Bottoni, que trabalha na operadora de saúde Sami.
Como guardar o abacate para não estragar
Para que o abacate não passe rapidamente do ponto ideal de consumo, a nutricionista Alice Coninck, da clínica de medicina e estética Liv Skin, afirma que o ideal é sempre saber quando e como comprar.
"Se for usar o abacate daqui a dois dias, compre um que não esteja tão maduro. Se comprar um para usar no mesmo dia, que esteja maduro. Assim como a banana, a oxidação do abacate é muito rápida. Então, uma vez maduro ele estraga facilmente", alerta.
Sobre a técnica exposta no TikTok, a especialista ressalta que o ideal é pincelar o suco de limão em torno da polpa do abacate (não precisa ser na casca) e envolvê-lo em um papel filme. Mas sem água neste caso.
"Pode ser com ou sem o caroço, e colocá-lo em um pote com uma boa vedação. A partir daí, você consegue armazenar o abacate por volta de uma semana aproximadamente depois de ele estar maduro e sem ele ficar escuro, como geralmente acontece".
A importância do abacate para a saúde
O abacate é um forte aliado para quem quer manter a saúde e a beleza em dia. A fruta contém vitaminas A, E e C, que ajudam na saúde da pele e no fortalecimento do sistema imunológico, além de auxiliar no aumento da libido. Ele também contém ácido fólico, importante na gestação, fibras e antioxidantes. A fruta possui uma boa quantidade de proteínas e gorduras boas, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.