Você não precisa de mais horas no dia. Tudo o que você precisa é entender como o cérebro funciona para funcionar melhor com menos horas
Produtividade não é sobre trabalhar mais, e sim melhor. Descubra como usar o próprio cérebro para render mais sem se esgotar.
A capacidade de ser produtivo não se resume a aproveitar ao máximo o tempo disponível. Ela também pode ser aprimorada ao compreender alguns dos vieses cognitivos e "gatilhos psicológicos" do cérebro — e usá-los a seu favor.
Como destaca a Fast Company, você não precisa de mais horas no dia: precisa adaptar sua rotina de trabalho aos picos cognitivos do seu cérebro e "enganá-lo" para mantê-lo motivado. A seguir, veja algumas estratégias cognitivas para ser mais produtivo com menos esforço.
1 - Sintonize seus ritmos ultradianos
Ao contrário dos ciclos circadianos, que duram 24 horas e incluem períodos de descanso, os ciclos ultradianos são mais curtos e se repetem a cada 90 a 120 minutos.
O cérebro é projetado para funcionar em períodos de alta concentração, limitados a 90-120 minutos, seguidos de curtos intervalos de menor energia. Tentar manter o desempenho além desses ciclos é perda de tempo: ele precisa de pausas para recarregar. Ignorar isso leva à fadiga mental, piora da concentração e aumento do estresse, já que as tarefas passam a levar mais tempo que o esperado.
O ideal é organizar o dia em blocos de 90 minutos de trabalho intenso, intercalados por pausas de 10 a 20 minutos. Três ciclos assim por dia costumam gerar mais produtividade e qualidade no trabalho.
2 - O mais difícil primeiro
...
Veja também
As plantas de interior com maior longevidade: são aquelas que podem viver mais de dez anos
O truque do iogurte para fazer orquídeas florescerem de forma fácil e simples