No Natal, lembramos especialmente dos entes queridos que já partiram: como lidar com o luto
Datas especiais podem doer ainda mais quando perdemos alguém que amávamos.
O Natal costuma ser associado a celebração, alegria, família e presentes — especialmente para quem tem filhos pequenos e vive esse período ao lado deles. No entanto, para muitas pessoas, essa também é uma época difícil, marcada pela nostalgia e, às vezes, pela tristeza. Afinal, as festas inevitavelmente trazem à tona lembranças de entes queridos que já se foram.
Quando a perda é recente, o Natal pode ser especialmente desafiador. Mas isso também pode acontecer anos depois, mesmo quando ouvimos que já deveríamos ter "superado". A ausência de quem amamos pode continuar sendo sentida independentemente do tempo que passou, e reconhecer isso é um passo importante para lidar melhor com o luto nessa época do ano.
Leia mais: Frases de saudade para lidar com a falta de alguém
Permita-se sentir saudade e lembrar
Logo após uma perda, as pessoas ao nosso redor costumam compreender melhor a dor e aceitar que estamos de luto. Com o passar do tempo, porém, essa compreensão tende a diminuir e, muitas vezes com boas intenções, surgem comentários sugerindo que já passou da hora de seguir em frente ou deixar a tristeza de lado.
...
Veja também
Luto é eterno? Entenda o que é e como lidar com essa fase da perda
O que significa sonhar com uma pessoa que já morreu, segundo a psicologia?
"Mães de anjo": a dor de quem não carregou seu filho nos braços