Você não é louco nem estranho: o que falar sozinho em voz alta realmente significa, de acordo com a psicologia
Esse diálogo que temos em voz alta é uma excelente maneira de desenvolver a inteligência emocional e melhorar o desempenho.
Se você já se pegou falando sozinho e, por um instante, pensou: "Será que estou ficando maluco?", pode ficar sossegado. Falar sozinho não é sinal de loucura— na verdade, a psicologia mostra que esse hábito pode trazer vários benefícios para o cérebro e até para a organização dos pensamentos.
Em um artigo anterior do MinhaVida, a psicóloga Larissa Fonseca conta que: "Ao expressar seus pensamentos, você não só reflete sobre os problemas e soluções, como também estabelece um diálogo interno que ajuda a encontrar novos caminhos para os seus objetivos", explicou. É como ter uma conversa com o próprio cérebro, permitindo que ele se acalme e se reorganize.
Muita gente que passa longos períodos sem companhia, seja porque mora sozinho, trabalha em home office ou simplesmente gosta de curtir momentos de solitude, percebe que falar em voz alta se torna algo natural. Pode ser um desabafo, uma conversa mental que escapa pela boca ou até um simples lembrete verbalizado.
E, ao contrário do que se imagina, isso não é um indício de que algo está errado — na verdade, pode ser um mecanismo poderoso para aumentar o foco, regular emoções e melhorar o desempenho em tarefas do dia a dia.
É bom para a memória
...
Veja também
Psicólogo revela os 5 comportamentos comuns de pessoas que estão pensando em se afastar