vc repórter: praia José Gonçalves atrai pela beleza selvagem
Para quem procura um refúgio ao mesmo tempo selvagem e belo para visitar depois de passar pela agitação do Carnaval, a praia de José Gonçalves, em Búzios (RJ), pode ser uma boa dica. O local, que faz parte da Reserva Ecológica das Emerências, traz o aconchego das praias desertas. "Lá a vegetação nativa é preservada e o mar é conhecido por suas ondas fortes", conta o internauta João Calandrini, morador da cidade do Rio de Janeiro, que visitou o local.
» Siga o vc repórter no Twitter
» Siga Vida e Estilo no Twitter
O acesso é feito pela estrada Búzios-Cabo Frio, a aproximadamente 2,5km após o Pórtico de Entrada de Búzios. Como a praia integra a Área de Preservação Ambiental (APA) do Pau-Brasil, nela o visitante tem a oportunidade de estar em contato direto com a natureza, além de conhecer a maior reserva de pau-brasil em território fluminense, que engloba seis praias e seis ilhas, somando um total de 12 mil m² (do Canal do Itajuru, em Cabo Frio, até o canto direito da praia de Tucuns, em Búzios).
Pela região também é possível fazer caminhadas ecológicas e passeios de bicicleta por trilhas, ou simplesmente ficar admirando um belo pôr-do-sol. Para quem gosta de apreciar uma boa culinária, a dica da praia é o Quiosque do Ranieri, lugar famoso pelas Casquinhas de Mexilhões.
"José Gonçalves ainda tem uma vegetação nativa preservada. É uma praia visitada sobretudo por aqueles que gostam de passear, descobrir lugares exóticos e fazer belas fotos", recomenda Calandrini.
Colaborou com esta notícia o internauta João Calandrini, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.