vc repórter: "gigante adormecido" é atração no interior de SP
A formação rochosa conhecida como "gigante adormecido", cheia de lendas e histórias místicas, é um dos principais pontos turísticos naturais do interior de São Paulo, no limite das cidades de Botucatu, Bofete e Pardinho.
» vc repórter: mande fotos e notícias
O conjunto de pedras moldadas pela erosão e pelos ventos é constituído por três partes, popularmente conhecidas como cabeça, barriga e pés. A imagem, vista da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), lembra a de uma pessoa em proporções enormes, deitada de barriga pra cima.
O morro que constitui a barriga possui mata nativa e grandes lendas que alimentam as imaginações na cidade de Botucatu. O mito mais conhecido é o de que ali moram alguns "sacis". A cidade é sede da Associação Nacional dos Criadores de Saci.
De acordo com o fotógrafo Luiz Fumes, as lendas são bastante antigas e se tornaram populares a partir dos estudos do Frei Fidélis Maria de Primiero. "O frade interpretou as Três Pedras como um antigo templo de adoração à Satã", diz Fumes.
Outra lenda fortemente difundida nos municípios da região é a de que grupos incas passavam pelo local há milhares de anos.
Embora o gigante adormecido desperte a curiosidade de muitos turistas e aventureiros, o acesso à região não é fácil, já que a topografia é bastante acidentada e a vegetação, espessa.
O internauta Luiz Fumes, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.