Saiba como evitar sustos com a conta do celular em viagens
Viajar para o exterior pode ser uma ótima oportunidade de se desligar do mundo. Mas se você é do tipo que mesmo se divertindo na Disney ou relaxando em uma praia do Caribe não consegue mais viver sem o celular, é preciso ter cuidado antes de sair ligando para contar sobre cada passeio. O conforto e a comodidade de poder ser achado a qualquer hora e lugar podem custar caro. As tarifas são altas e o susto vem quando você recebe a conta para pagar.
A primeira medida para usar o aparelho celular no exterior é habilitar o roaming internacional. Para isso, é preciso ligar para a operadora e autorizar que sua linha faça e receba ligações fora do Brasil. Um cuidado que deve ser tomado é em relação ao uso do pacote de dados em smartphones. Muitos aparelhos têm os serviços de atualização de e-mails e redes sociais automáticos, o que gera custo mesmo quando o usuário não consome as informações.
A vantagem de levar o próprio celular é que seu número será mantido. A desvantagem é receber ligações de parentes e amigos que nem imaginavam que você estava fora e até de serviços de telemarketing. Uma alternativa para economizar é usar torpedos SMS. Em geral, você não paga para recebê-los; e para enviá-los a tarifa é menor do que a de voz.
Ou basta comprar um chip pré-pago de operadora local e colocar no aparelho celular, que precisa ser desbloqueado. Por ser um número local, não paga roaming e tem tarifas mais baixas. A desvantagem é que você só vai receber ligações das pessoas que tiverem este novo número.