5 museus diferentões no Brasil para ir com crianças
De Norte a Sul do Brasil, confira opções para os pequenos [...]
Viajar com crianças pode ser um desafio quando as atividades não são pensadas para inclui-las no roteiro. Por isso, abaixo você conhece opções de museus no Brasil para ir com crianças.
Descobrir lugares que acolham e estimulem a criatividade pode transformar um dia comum em uma experiência extraordinária, diferente daquelas às que as crianças já estão acostumadas.
"É muito mais do que um passeio cultural, é uma experiência de descoberta. Quando elas observam uma pintura, uma escultura ou uma instalação, estão aprendendo a olhar com curiosidade e a fazer perguntas sobre o mundo", explica Rafael Pawlina, assessor de Arte da Aprende Brasil Educação.
Para ele, mesmo sem entender tudo o que veem, as crianças desenvolvem a sensibilidade, o senso estético e, principalmente, a capacidade de expressão.
"O contato com museus desde cedo amplia o repertório emocional e ajuda a formar cidadãos mais criativos e empáticos", completa.
Museus no Brasil para ir com crianças
Museu da Amazônia (Musa)
Manaus (AM)
Em uma área de 100 hectares, é um espaço dedicado a levar os visitantes para dentro da floresta amazônica.
Além das exposições, conta com viveiros com plantas como orquídeas e bromélias, aráceas, palmeiras e samambaias. Entre os animais, cobras, aranhas, escorpiões, borboletas, cigarras, cogumelos e fungos são algumas das atrações mais badaladas.
Destaque para a torre de 42 metros de altura com vista das copas das árvores. Também fazem parte do complexo um jardim sensorial, aquários, lago de vitórias-amazônicas e sete trilhas no meio da mata.
Museu da Vida Fiocruz
Rio de Janeiro (RJ)
Por ter muitas árvores, é visitado com frequência por aves de todos os tipos.
No Parque da Ciência, as crianças podem escalar uma célula gigante enquanto aprendem sobre os três eixos ali tratados: Energia, Comunicação e Organização da Vida.
Já no antigo prédio da Cavalariça fica a exposição Vida e saúde: relações (in)visíveis, com seções interativas. O icônico castelo mourisco da Fiocruz também faz parte do roteiro.
Para fechar o passeio, parque ao ar livre, tenda de teatro, laboratórios e trilhas histórico-ecológicas.
Museu Catavento
São Paulo (SP)
Inaugurado em 1924, o Palácio das Indústrias foi construído para abrigar exposições, ainda que tenha tido outras finalidades ao longo dos anos.
Desde 2009, é sede do Museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, aproximando o público ao mundo científico.
São 250 instalações em 12 mil m², divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), em espaços como o que abriga uma reprodução do solo lunar com a pegada de Neil Armstrong, uma viagem para o tempo dos dinossauros brasileiros e a oportunidade de ver de perto como funcionam conceitos da física.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Curitiba (PR)
Projetado originalmente para ser escola, em 1967, o edifício do MON abriga o maior museu de arte da América Latina, conhecido também como Museu do Olho, devido à estrutura similar a um olho que faz parte do complexo.
Em algumas de suas exposições há áreas destinadas aos pequenos, como mesas para desenhar ou brinquedos para montar. Do lado de fora, elas correm livres pelo gramado ou observam curiosas esculturas no espelho d'água.
Museu Brinquedim
Pindoretama (CE)
Aberto desde 2002, o local é um convite de volta à infância.
O acervo tem mais de 500 obras do artista plástico Dim Brinquedim, entre telas, esculturas e brinquedos, resultado de um trabalho de mais de 40 anos.
Além do museu em si e das obras de arte, o entorno tem uma série de plantas da flora nordestina.