Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

Praia onde foi gravada a novela 'Tieta' mantém seu lado rústico

28 jun 2009 - 14h19
(atualizado em 28/7/2009 às 18h22)
Compartilhar

Em 1989, a abertura da novela

Mangue seco, principal, landing + interna
Mangue seco, principal, landing + interna
Foto: Divulgação
Tieta

dividia a atenção dos telespectadores entre as curvas de Isadora Ribeiro e a beleza da paisagem. Deixemos a morena de lado e fiquemos com a praia: Mangue Seco, ponto mais ao norte da Bahia, é mesmo uma tentação.



» Veja mais fotos
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Coqueiros despontam na areia branca, que deixa a margem do oceano azul para escalar dunas de até 35 metros. Nas barracas na beira da praia, a preguiça nos manteria deitados na rede o dia inteiro não fossem as moscas e a consciência do que estaríamos perdendo: passeios de buggy, mergulhos no rio ou no mar, moquecas caseiras, sol.

Mangue Seco é ambígua: famosa depois da novela, isolada por um rio. A praia é rústica, as pousadas e restaurantes também, mas o celular funciona e há eletricidade e outros confortos básicos. A natureza é predominante, porém frágil, o que transformou o lugar em Área de Proteção Ambiental. As ameaças ainda são constantes: visitantes irresponsáveis jogam lixo nas dunas ou cavam nelas buracos com seus 4X4.

Mas há aqueles que se preocupam com a preservação e merecem o passeio. A vila gostosa, de chão de areia e cheia de pousadinhas, não consegue crescer mais por estar acuada pelas dunas que se movem lentamente, soterrando coqueiros, brigando com o rio Real para definir sua margem.

O Real é um atrativo a mais desse lugar. Ele tem sua foz no vilarejo e surpreende os turistas por suas águas serem salgadas. O corpo boia com facilidade ¿ é mais uma desculpa para relaxar.

O rio é, também, a melhor porta de entrada para Mangue Seco. Quem está em Salvador e quer chegar de carro ali, precisa ir até Sergipe e pegar um barco na cidade de Pontal. A volta não é tão grande, afinal, estamos na fronteira entre os dois estados.

Na chegada, os bugueiros estarão à espera para oferecer um passeio. Negocie com calma, pois o preço tende a baixar. Depois é só escolher se prefere chegar ao alto de uma duna durante o pôr-do-sol ou sob a imensidão do manto de estrelas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra