Portillo, no Chile, anuncia temporada de inverno 2026
A estação fica a duas horas de Santiago [...]
Considerado o primeiro centro de ski do Chile, construído nos anos 1940 e reformado nas décadas seguintes, Portillo acaba de anunciar os programas da temporada de inverno deste ano.
Em 2026, as atividades têm previsão de início no dia 20 de junho e devem seguir até 26 de setembro.
Esse empreendimento na Cordilheira dos Andes, às margens da Laguna del Inca, é conhecido pela estação de esqui combinada com hospedagem e alta gastronomia.
Portillo
A duas horas de Santiago, capital do Chile, a estação de esqui tem infraestrutura para a prática de esportes de inverno, tanto para hóspedes como para quem não está hospedado.
São 35 pistas com diferentes graus de dificuldade, 14 meios de elevação, escola de esqui, locação de equipamentos e acesso direto às montanhas a partir do hotel, no sistema ski-in/ski-out.
Com capacidade limitada e atmosfera intimista, Portillo é reconhecido por proporcionar uma experiência de neve organizada, sem filas e com atendimento próximo, atraindo esquiadores experientes, famílias e viajantes que buscam um inverno mais exclusivo nos Andes chilenos.
Além das tradicionais Ski Weeks, com sete noites de hospedagem, Portillo também oferecerá as Mini Weeks, com estadias mais curtas, de 3 ou 4 noites.
Entre os programas e benefícios anunciados para 2026 estão a promoção "1 Kid Free", que permite que uma criança de 4 a 11 anos se hospede gratuitamente entre 20 de junho e 25 de julho ou entre 29 de agosto e 26 de setembro.
Além disso, há também uma noite cortesia em Santiago para hóspedes que reservarem uma Ski Week de 4 de julho a 29 de agosto, em hotéis como Ritz-Carlton, Bidasoa e Sheraton, e traslado regular gratuito entre Santiago e Portillo entre 18 de julho e 1º de agosto. Saiba mais: www.skiportillo.com
Laguna del Inca
Situada em Portillo, a Laguna del Inca conquistou ninguém menos que Charles Darwin, em sua viagem de volta ao mundo.
E só pela localização, ao final da ziguezagueante estrada Los Caracoles, a viagem até a fronteira com a Argentina já vale o esforço.
A Laguna del Inca fica a 2.800 metros sobre o nível do mar, entre as altas montanhas dos Andes, e tem 4 km de extensão com águas esmeraldas, cuja lenda diz que surgiram no dia do casamento do inca Illi Yupanqui com a princesa Kora-llé, que caiu de um daqueles cumes e morreu, tingindo as águas da lagoa com a cor dos seus belos olhos.
Aliás, dizem que ainda é possível ouvir os tristes lamentos do noivo inca, em noites de lua cheia.
Essa lagoa de origem glacial fica dentro da propriedade do clássico Ski Portillo, na província de Los Andes, e está aberta ao público em geral, durante todo o ano. Não faz muito tempo inclusive que o empreendimento inaugurou um mirante com vista única da lagoa, em um espaço localizado fora do resort.
Porém, por estar próximo às pistas e às áreas de chalés, a entrada no atrativo só está permitida de outubro a maio, fora da temporada de esqui. No verão, a lagoa conta com atividades sustentáveis de uso recreativo, como o caiaque para o público em geral.
Portillo foi aberto em 1949 pelo governo chileno e vendido ao setor privado, em 1961. O local é uma das primeiras estações de esqui da América do Sul e cerca de 30% dos hóspedes é formado por brasileiros.
Já o britânico Charles Darwin cruzou os Andes sobre mulas, entre Valparaíso (Chile) e Mendoza (Argentina), e se encantou com as colinas "íngremes e desnudadas" e os "paredões imponentes" dos vales estreitos de Portillo.
Não muito longe do "Teto das Américas", como é chamada a montanha Aconcágua, na Argentina, com seus 6.960 metros sobre o nível do mar, a região de Portillo foi um dos desembarques do pai da Teoria da Evolução.
Darwin esteve no Chile, durante sua volta ao mundo, entre 1831 e 1836, a bordo do navio Beagle para então revolucionar a nossa visão sobre as outras espécies animais.