MASP tem recorde de público, em 2025
Do total de visitante, 55% do público visitou o museu gratuitamente [...]
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand acaba de conquistar outro recorde de público.
Em nota, a instituição anunciou que atingiu 1 milhão de visitantes, ao longo de 2025, sendo que 55% do público visitou o museu gratuitamente.
Em um ano de recorde de visitantes na exposição A ecologia de Monet, considerada a mais visitada da história do MASP, a conquista ocorre após a nova fase que dobrou a área física do museu, com a abertura do Edifício Pietro Maria Bardi e o início da gestão do Vão Livre.
Recorde de público
Em março deste ano, aconteceu a abertura do Edifício Pietro Maria Bardi, consolidando o local como um complexo cultural, em um prédio com cinco novas galerias expositivas, salas multiuso, restaurante, café, salas de aula, laboratório de conservação, docas, loja e áreas de acolhimento.
As mostras de inauguração Cinco Ensaios sobre o MASP permitiram ao público ter acesso a mais obras do acervo.
Outra novidade foi a recente entrega do novo Vão Livre como praça cívica de livre circulação da população, com uma agenda de 115 atividades, entre apresentações musicais, práticas esportivas, cinema, performances artísticas, atividades infantis, slam, conversa com o artista, oficinas artísticas e dança.
O espaço também recebeu a instalação interativa O outro, eu e os outros, em que o artista colombiano Iván Argote convidava o público a uma reflexão sobre o papel do indivíduo no coletivo e no espaço público.
Um dos destaques do ano foi o recorde de público em uma única exposição em setembro, quando A ecologia de Monet se tornou a mais visitada da história do museu.
Desde sua abertura, em maio, 502.642 visitantes passaram pelo museu, superando recordes anteriores, como a exposição Tarsila Popular, vista por 402 mil pessoas, em 2019, e Monet: O Mestre do Impressionismo, que recebeu 401 mil visitantes, em 1997.