Aeroporto de Goiânia (GO) inaugura sala para passageiros neurodivergentes
O serviço é oferecido mediante agendamento prévio [...]
Na última quarta-feira, 11 de fevereiro, o Aeroporto de Goiânia, em Goiás, ganhou uma sala multissensorial para passageiros neurodivergentes, como portadores de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, (TEA) Transtorno do Espectro Autista e outras necessidades sensoriais.
O espaço de cerca de 27 m² fica no piso térreo da sala de embarque e tem capacidade para receber até cinco pessoas simultaneamente, mediante agendamento prévio.
O projeto segue as diretrizes da cartilha pública do Governo Federal, desenvolvida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que orienta boas práticas de acolhimento a passageiros neurodivergentes.
O espaço foi concebido para funcionar como uma área de descompressão sensorial.
Para isso, foram usados elementos como iluminação suave, projeções controladas, texturas terapêuticas e mobiliário adaptado que ajudam a reduzir o impacto de estímulos visuais e sonoros comuns aos terminais aeroportuários.
"Criamos este ambiente pensando em cada pessoa que percebe o mundo de forma mais intensa. Sabemos que elementos comuns como luzes, sons e movimentos podem se transformar em grandes desafios. Nosso maior propósito é que todos se sintam respeitados, vistos e tranquilos durante toda a experiência no aeroporto", destaca Angélica Werneck, Gerente de Experiência do Cliente da Motiva Aeroportos, responsável pela gestão do aeroporto goiano.
Após agendamento (0800-727-4720 / ouvidoria.aeroportos@motiva.com.br), um agente de atendimento ou supervisor acompanha o passageiro até a sala e realiza a liberação do acesso, no dia da viagem.