Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo

'Mar de Minas' tem cânions e água cor de esmeralda

Compartilhar

No sentido figurado, capitólio significa, de acordo com o dicionário Aurélio, "glória", "esplendor" ou "triunfo". A palavra também designa o templo romano dedicado ao deus Júpiter. Nos tempos modernos, virou sinônimo de edificações majestosas que servem de sede administrativa de uma cidade ou país.

Os lagos formados pela barragem da represa de Furnas faz o município triunfar como destino turístico em ascensão. <a href="http://turismo.terra.com.br/interna/0,,OI3607461-EI176,00-Mar+de+Minas+tem+canions+e+agua+cor+de+esmeralda.html" target="_blank"><strong>Leia mais</strong></a><p>
Os lagos formados pela barragem da represa de Furnas faz o município triunfar como destino turístico em ascensão. Leia mais
Foto: Divulgação


» Veja mais fotos de Capitólio
» Chat: tecle sobre o assunto

No sudoeste de Minas Gerais, Capitólio é também um modesto município com pouco mais de 7,5 mil habitantes, que tem como glória ter sobrevivido às águas da represa de Furnas, que invadiram a então pacata localidade rural na década de 60. Hoje, o esplendor dos lagos formados pela barragem faz o município triunfar como destino turístico em ascensão.



A chamada "Cidade Rainha dos Lagos" está localizada a 475 quilômetros de São Paulo e a 284 quilômetros de Belo Horizonte. A barragem encobriu um quarto de seu território, além de municípios vizinhos, delimitando uma área que ganhou o apelido de "Mar de Minas" - a represa possui quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara.



Os lagos verde-esmeralda são circundados por cânions que alcançam até 20m de altura. Essa característica faz de Capitólio um destino diferente de outras localidades do sul de Minas. Para conhecê-los, a melhor opção é um passeio de lancha ou chalana. Os amantes dos esportes radicais logo encontrarão os paredões mais propícios para praticar escaladas.



Por água ou por terra, é possível ainda descobrir outros dos paraísos escondidos no município: as cachoeiras. Algumas são cascatas volumosas que deságuam em poços em meio à tranquilidade da mata. A do Lago Azul, por exemplo, fica a 31 quilômetros do centro, com acesso pela MG-050. O local possui infraestrutura para dar conforto ao visitante, que pode passar lá um dia inteiro, e é cobrada uma taxa de preservação ambiental para visitação.



Outro passeio imperdível em Capitólio é subir o Morro do Chapéu. Ponto mais alto da cidade, com 1.293m, o mirante oferece vista para o Lago de Furnas e os municípios do entorno. Lá no alto, a vegetação rasteira é casa de flores silvestres e animais como tatus, lobos e tamanduás, além de circundar diversas nascentes.



Com tanta água, não é de se estranhar que a especialidade gastronômica de Capitólio sejam pratos à base de peixe. As traíras e tilápias são preparadas até como churrasco. O tradicional frango caipira também faz sucesso por aqui, afinal, Capitólio tem mar, mas ainda é mineirinha.



Para dicas de hospedagem, visite o site da cidade: www.capitolio.mg.gov.br



Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra