PUBLICIDADE

Madri: exposição imersiva retrata os últimos dias de Pompeia

Visitante poderá "andar" nas ruas que foram engolidas pela lava do Vesúvio, assistir a uma batalha de gladiadores e até fazer um passeio no metaverso

22 mar 2024 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

No início do século 1, em 79, Pompeia, na Itália desapareceu após ser atingida pela erupção do vulcão Vesúvio. A tragédia destruiu casas e sufocou habitantes, que ficaram soterrados sob 6 metros de pedras e cinzas junto com as ruínas da cidade até serem descobertos no final do século 16. 

Sala imersiva projeta casas e ruas de pedra antes de serem destruídas pela erupção vulcânica
Sala imersiva projeta casas e ruas de pedra antes de serem destruídas pela erupção vulcânica
Foto: MAD Madrid Artes Digitales/Reprodução / Viagem e Turismo

Os momentos finais da cidade e detalhes da antiga cultura romana são tema da exposição imersiva Os Últimos Dias de Pompeia , no centro cultural Matadero Madri , na capital da Espanha . A experiência tem um novo grau de imersão com um espaço dedicado ao metaverso. 

Antes de chegar lá, você passa por dois ambientes. Para a Sala Expositiva, foram feitas cinco cópias dos corpos das vítimas calcificados pelas cinzas, que estão no Museu Arqueológico de Nápoles

No mesmo espaço, há peças arqueológicas originais doadas por museus, como tigelas, copos, vasos e itens de decoração que dão um vislumbre do cotidiano dos habitantes. A cabeça de uma escultura em homenagem a Lúcio César, neto do imperador César Augusto, também está na sala.

Seguindo para o espaço principal da exposição, a sala imersiva, há projeções que preenchem as paredes e o chão. É como se você estivesse caminhando entre as casas e afrescos nas antigas ruas de pedra até o momento da erupção vulcânica, quando imagens de lava e cinzas tomam conta.

Finalmente, chegando na Sala Metaverso, você é transportado para a Vila dos Mistérios com óculos de realidade virtual. Os edifícios foram descobertos no século 20 e, na exposição, você pode interagir com os ambientes enquanto caminha pelo espaço.

O passeio termina na Sala de Realidade Virtual. Os óculos novamente conduzem a jornada, mas agora o visitante deve sentar por 6 minutos para assistir a uma batalha de gladiadores e a uma batalha naval.

Serviço

Quando? Até 28 de abril. Segunda-feira das 16h às 20h45. De terça à quinta-feira, das 10h às 13h e das 17h às 20h45. Sexta-feira, das 10h às 13h e das 17h às 21h. Sábados, das 10h às 21h. Domingos, das 10h às 20h45.

Quanto? € 16,90. Ingressos à venda no site .

Onde? Matadero Madri —  Plaza de Legazpi, 8, Arganzuela.

Encontre os melhores voos para Madri

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade