Madri dá mais um passo na turistificação acelerada: transformar estabelecimentos comerciais no centro em banheiros pagos
Uma empresa acaba de converter uma agência bancária em um banheiro pago Isso se soma a um fenômeno que vai além e também afeta o comércio, a hotelaria e a habitação
A turistificação molda as cidades. Isso não é novidade. Nem algo que os moradores das cidades espanholas com maior fluxo de visitantes, como Barcelona, Madri ou Palma, já não tenham sentido na pele. O aumento do aluguel por temporada impulsiona os preços da habitação, contribui para a gentrificação dos bairros mais centrais e redefine o comércio e a hotelaria.
Em Madri, porém, esse processo ameaça ir além: fazer com que a cidade se assemelhe, de certo modo, a um festival de música. Já começam a aparecer algumas áreas de armazenamento para viajantes e estabelecimentos comerciais transformados em banheiros.
Um banheiro privado… e algo mais
As tendências — e a turistificação de uma cidade é uma delas — se desenvolvem lentamente, ao longo do tempo e por meio da acumulação. Mas isso não impede que, de tempos em tempos, surjam casos concretos com forte valor simbólico. Eles representam, personificam. Madri acaba de dar um exemplo claro disso: em uma de suas áreas mais centrais e turísticas, uma antiga agência bancária foi convertida em banheiros.
O caso foi comentado recentemente no X por Antonio Giraldo, urbanista e vereador em Madri, e não demorou a chamar a atenção das redes sociais e da mídia. Perto da Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital, foi inaugurado um negócio peculiar: banheiros privados na calçada, acessíveis mediante o pagamento de um euro. O estabelecimento ocupa um local na Plaza de San Miguel.
Por que isso é importante?
Pelo que ...
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