PUBLICIDADE

Índia é destino de encanto e magia em meio ao caos e sujeira

Compartilhar

Namastê! Pisar na Índia é uma experiência intensa. É preciso estar com a mente aberta para conhecer uma nação mística, exótica e complexa. Um país em que a beleza e o caos vivem lado a lado. Onde tudo surpreende. E até mesmo quem vai preparado para enfrentar o choque cultural parece ficar em transe nos primeiros dias, principalmente pela profusão de cores, muitas cores por todos os lados.

O Taj Mahal é uma das atrações indianas
O Taj Mahal é uma das atrações indianas
Foto: Getty Images

Os olhos ocidentais levam um susto. A falta de higiene agride. A culinária luta contra o paladar. O cheiro de incenso está por toda a parte. O assédio aos turistas nas tumultuadas ruas beira o insuportável. A atmosfera mística aparece em cada esquina com uma quantidade enorme de imagens de animais sagrados e divindades estranhas com vários braços. Não há como voltar sem mudar a forma de ver o mundo.

Só após alguns dias de adaptação é que o turista começa a curtir a viagem. A Índia tem um jeito todo particular de ser. Precisa ser descoberta e compreendida. E a primeira crença milenar a entender está no Rio Ganges.

Ele é a principal artéria espiritual e religiosa da nação, sagrado para milhões de hindus que creem que se banhar em suas poluídas águas absolve todos os pecados. A aventura começa em Nova Delhi, uma das cidades mais antigas do mundo, com cerca de 5 mil anos de história. São 15 milhões de pessoas vivendo, muitas vezes, no limiar da pobreza. Visite o Templo de Lótus, a Jama Masjid, a maior mesquita da Índia, o memorial de Ghandi, e o Complexo Qutb, uma região com monumentos e prédios históricos.

Patrimônio da Humanidade e eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal é o palácio mais famoso e foi erguido em nome de um grande amor. O imperador Shah decidiu construir o monumento em homenagem à sua esposa favorita, que faleceu em 1631. Mais de 20 mil operários trabalharam na obra, que levou 12 anos. Fica na cidade de Agra, a 2h30 de trem de Nova Delhi. Esteja preparado para longas filas. De qualquer forma, vale todo o esforço. Trata-se de um palácio imponente, com belos jardins e que em noites de lua cheia você pode ver o mausoléu refletindo uma luz dourada.

Depois siga para Jaipur, a "Terra dos Reis". É um labirinto fascinante de bazares e templos suntuosos. Os "havelis", antigos palácios de marajás transformados em hotéis, são um charme. Um outro programa interessante é ir até o Deserto de Thar. Safáris em camelos saem todos os dias de Jaipur dando a opção, inclusive, de pernoitar em luxuosas tendas com banquetes e danças típicas.

O balneário de Goa também é um destino bem popular e uma alternativa para relaxar. A praia mais bonita é Palolem, basicamente uma pequena faixa de areia cercada por colinas em ambos os lados. Uma Índia para meditar, bem diferente da caótica e fascinante Nova Delhi.Para quem não sabe, Namastê! é uma saudação em sânscrito que significa "o deus que habita dentro de mim saúda o deus que está em você".

Gandhi, memória viva

Assim que você desembarcar em Nova Delhi, vai observar um enorme monumento em homenagem ao líder e pensador Mahatma Gandhi. Idealizador e fundador do Estado indiano, ele é lembrado e idolatrado por todos os cantos. É possível conhecer mais a história daquele que liderou a luta pela independência do país em 1948 e aboliu o sistema de castas visitando o Memorial Mahatma Gandhi e o Museu Gandhi. E no parque Raj Ghat podem ser lidas as últimas palavras pronunciadas por Gandhi antes de morrer assassinado: "He- Ram" ("Oh, Deus"). O líder foi cremado no local, que está sempre coberto de flores.

Projeto Águia Verde

A Índia vive um enorme e complexo desafio atrás da sustentabilidade urbana e da biodiversidade. Cerca de 85% dos esgotos são jogados sem tratamento nos rios do país. O desenvolvimento econômico veio aliado à ausência de planejamento ambiental. Mas há sinais de mudanças nos últimos anos. Com investimentos privados, a Índia vem construindo sua primeira "eco-cidade", onde a água será reaproveitada, a energia vai ser gerada com recursos naturais e resíduos industriais e orgânicos serão totalmente reciclados. Trata-se de Manesar, a cerca de 50km da capital Nova Dheli.

Pacotes

India Highlight Básico - 10 dias/6 noites

De 24/09/2011 a 24/03/2012 (não é válido para embarques de 12/12/2011 a 05/01/2012). Saídas às segundas e quartas com a Emirates - (saída do voo - 2º dia). Hotéis categoria primeira: Delhi: The Metropolitan/ Jaipur: Trident/ Agra: Trident/ Delhi: Trident Gurgaon. Quarto duplo, a partir de US$ 3.873 por pessoa. Passagem aérea Emirates em classe econômica - 2 noites de hospedagem + 1 day-use em Delhi; 2 noites em Jaipur; 2 noites em Agra com café da manhã tipo bufê nos hotéis; traslados e passeios privativos em carros ou vans com ar refrigerado. Traslados com assistência em inglês e passeios com guias locais em espanhol; Cartão de Assistência Travel Ace Especial - até 69 anos; porta-documentos de viagem. Taxas de embarque nacionais e internacionais, gorjetas para carregadores de malas nos aeroportos e hotéis e para os guias durante os passeios e em caso de excesso de bagagem;

Valores e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso.

Documentação necessária - para brasileiros: passaporte com validade mínima de 6 meses, com um mínimo de 4 páginas em branco lado a lado; Certificado Internacional contra Febre Amarela (tomada com até 10 dias antes da viagem);

Vistos: Índia - deve ser providenciado junto aos consulados no Brasil - dupla entrada;

Informações: Stella Barros RJ, Tel.: (21)2430-1111.

Viajando sem problema

É preciso tirar visto para entrar na Índia.

Os valores das taxas de solicitação variam de acordo com o tipo de visto solicitado, bem como com o tempo de permanência que já é estabelecido para cada um deles.

Cotação

A moeda local é a Rúpia. Um dólar vale cerca de 45 rúpias.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade