PUBLICIDADE

Veja como observar estrelas durante a navegação do cruzeiro

Localização privilegiada dos navios ajuda a avistar fenômenos astronômicos

23 set 2015 10h04
| atualizado às 13h00
ver comentários
Publicidade

Já pensou em aproveitar seu cruzeiro para observar o céu durante a noite? Pois esta pode ser uma atividade interessante para se fazer durante a navegação noturna. Viagens em navios oferecem algumas vantagens para se olhar corpos celestes, como o fato de estar distante da poluição visual causada pelas luzes da cidade e localização privilegiada para alguns eventos astronômicos. A revista virtual especializada em cruzeiros, Cruise Critic, fez uma lista de 10 dicas para admirar as estrelas a bordo, confira.

1 – Mantenha distância do litoral
Quanto mais distante do litoral o navio estiver, melhor será para observar corpos celestes. Quando o navio estiver em alto mar, será o melhor momento para admirar o céu, pois estará distante da poluição da iluminação pública, de casas e prédios.

Quanto mais distante das cidades, melhor será para observar o céu
Quanto mais distante das cidades, melhor será para observar o céu
Foto: Cunard Line/Divulgação

2 – Localização faz diferença
O local onde se navega faz toda a diferença na hora de observar o céu. A latitude – distância norte ou sul da linha do Equador – determinará quais estrelas você verá e por quanto tempo conseguirá vê-las.

3 – Época da viagem influencia
O momento em que se faz o cruzeiro fará uma grande diferença também. Por exemplo, se o objetivo for observar as luzes do norte, ou Aurora Boreal, a viagem precisa ser após meados de agosto e por destinos como Atlântico norte, Alasca e Escandinávia.

4 – Temporada sem chuva é melhor
Embarcar quando o clima está mais seco ajuda na observação do céu durante a noite. Geralmente é nessas épocas que cada região recebe sua alta temporada de cruzeiros, e com menos nuvens fica mais fácil de ver estrelas e outros corpos celestes.

5 – No escuro é melhor
Esqueça as partes mais claras do navio, o melhor para observar o céu é seguir para os locais mais escuros. A parte dianteira do navio, em frente à ponte de comando, costuma ser mantida com pouca iluminação quando o navio está em navegação, mas poucas embarcações novas oferecem áreas públicas neste espaço.

Época do ano influenciará no que você conseguirá ver
Época do ano influenciará no que você conseguirá ver
Foto: V. Belov/Shutterstock

6 – Temáticos para assistir eclipses
Eclipses solares totais são uma atração comum em cruzeiros voltados para os aficionados por astronomia. Sempre que um desses fenômenos acontece – e eles são bastante comuns, ao contrário do que se imagina – companhias especializadas agendam viagens. Em terra muitas vezes não é possível observar o fenômeno, mas em alto mar isso é muito mais simples, já que os navios podem manobrar para fugir de obstáculos no céu.

7 – Confira o “calendário” de cometas
Alguns fenômenos astronômicos são imprevisíveis, como cometas e meteoros, mas são incríveis de se observar quando o céu está mais escuro, sem interferência das luzes da cidade. É possível calcular quando eles passarão, mas os astrônomos só conseguem prever o quão claro eles serão para quem está em terra firme. Mas vale a pena checar antes de viajar quais as possibilidades de algo assim acontecer enquanto estiver navegando e torcer para ter sorte.

8 – Procure livros sobre astronomia
Bons livros de astronomia podem ajudar a entender mais sobre o que se está vendo. Revistas e sites especializados também fornecem informações, como eventos que acontecerão, planetas que poderá observar e outras dicas importantes.

9 – Procure ajuda profissional
Se livros ajudam, especialistas são ainda mais importantes. Procure por cruzeiros com participação de naturalistas ou astrônomos, que darão palestras durante a viagem. As companhias costumam listar essas atrações em seus sites e brochuras de divulgação de cruzeiros. Além de apresentações durante o dia, esses profissionais costumam participar de eventos noturnos no deque.

10 – Baixe apps sobre astronomia
Aproveite seu smartphone e tablet e procure pelos aplicativos sobre astronomia disponíveis. Há opções para sistemas diversos e podem ajudar durante a navegação. Através do GPS do aparelho alguns apps permitem que se identifique estrelas e planetas apenas apontando o smartphone para o céu, outros identificam satélites, ou podem prever atividade das luzes do norte com antecedência.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade