PUBLICIDADE

Saiba o que levar em conta ao escolher um cruzeiro

Fatores como tamanho do navio e duração do roteiro são importantes para decidir qual viagem fazer

21 ago 2015 - 10h17
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Fazer o primeiro cruzeiro pode despertar muitas perguntas. Qual o tipo de navio ideal? Qual o destino para iniciar nos cruzeiros? O que esperar a bordo? Quanto tempo deve ter a viagem? Essas e outras dúvidas podem surgir antes de fechar o pacote. Veja cinco pontos importantes para decidir antes de embarcar em um navio.

Como escolher o destino

Avaliar o itinerário é fundamental para escolher um cruzeiro e para isso é preciso levar em conta seu estilo como turista. Se você for do tipo que gosta de praias e belezas naturais, destinos famosos como o Caribe, Ilhas Canárias e até a América do Sul podem ser o ideal. Se gosta de aproveitar as férias para adquirir conhecimentos e conhecer locais históricos, talvez um roteiro pelo Norte da Europa, pelos rios do Velho Continente, na Ásia ou Oriente Médio se encaixem melhor. É aventureiro? Cruzeiros de exploração que visitam lugares como Antártida, Ártico, Galápagos ou mesmo a Patagônia e a Amazônia são ótimas opções.

Como escolher o navio

Um fator que faz muita diferença é o tamanho do navio, que influencia desde o preço até quais destinos são oferecidos, quantidade de hóspedes, opções de entretenimento e gastronomia. Navios muito grandes geralmente visitam os destinos mais badalados, levam milhares de pessoas e podem ter ambientes muito cheios, mas também costumam ser mais baratos e ter mais atrações. Já as embarcações menores tendem a ser mais luxuosas e espaçosas, o que pode elevar seu valor, mas também oferecem a oportunidade de conhecer portos menos batidos.

O que eu quero do navio

Outra coisa importante na escolha da embarcação é o que se quer dela. Se a sua ideia é fazer um cruzeiro para aproveitar o navio, os transatlânticos são a melhor opção. Eles oferecem uma grande variedade de restaurantes e bares, atrações de entretenimento como teatros, cinemas e shows musicais, atividades que vão desde as piscinas comuns até simuladores de esportes como surf, paraquedismo e Fórmula 1, toboáguas gigantes e paredes de escalada. Já os navios menores e os luxuosos, em geral, são para quem quer férias mais tranquilas ou tem como principal objetivo conhecer os portos de escala, pois oferecem poucas opções de entretenimento, apesar do alto padrão de qualidade.

O tamanho do navio pode determinar muitas coisas no cruzeiro, desde atividades até portos visitados
O tamanho do navio pode determinar muitas coisas no cruzeiro, desde atividades até portos visitados
Foto: Royal Caribbean International/Divulgação

Como escolher a duração

Se você tem dúvidas sobre se conseguirá ficar muito tempo dentro de um navio, o ideal é começar pelos mini cruzeiros, que variam entre três e quatro noites. Eles costumam ser muito frequentados por marinheiros de primeira viagem e são bem comuns na temporada brasileira. Mas se acha que pode encarar logo um roteiro mais longo, uma viagem de sete noites – tempo padrão para um cruzeiro – é uma boa forma de unir a primeira experiência no mar com mais dias para aproveitar tanto o navio quanto os destinos.

Como escolher o porto de partida

O local de embarque para um cruzeiro também é muito importante. Se você não pretende gastar muito com voos ou viagens de ônibus, o ideal é escolher um porto mais próximo da sua cidade. No Brasil há poucas opções, majoritariamente os navios saem de Santos e Rio de Janeiro, com uma ou outra opção no Sul e Nordeste. Se o deslocamento para o embarque não é problema, dá para já encarar logo um cruzeiro internacional.

Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade