PUBLICIDADE
Logo do

Cruzeiros › Destinos

Escala de cruzeiro, Cartagena tem muralhas imperdíveis

Cidade colombiana é porto de escala e partidas no sul do Caribe

14 mai 2015 13h00
| atualizado às 15h17
ver comentários
Publicidade

Descoberta em 1533 pelos espanhóis, Cartagena de Índias é uma das cidades de partidas de cruzeiros pelo Caribe Sul e escala de navios pela região. Apesar de estar em pleno mar do Caribe, suas principais atrações estão ligadas à história e à cultura, sendo facilmente um local para se passar mais de um dia.

Uma das paradas em excursões por Cartagena é a Cidade Amuralhada, uma parte dos 11 quilômetros de muralhas construídas para protegê-la durante o período colonial. O Centro Histórico pode ser percorrido a pé e tem muito o que se ver. Para morar ou manter um estabelecimento comercial nas casas e prédios cercados pelos muros é necessário mantê-los preservados, o que já os torna uma atração, com sua arquitetura típica, belas varandas e paredes multicoloridas.

Centro Histórico de Cartagena, a Cidade Amuralhada possui edifícios com arquitetura colonial
Centro Histórico de Cartagena, a Cidade Amuralhada possui edifícios com arquitetura colonial
Foto: Jess Kraft/Shutterstock

No seu interior são encontradas diversas praças bem cuidadas, igrejas e prédios históricos. Logo na entrada principal fica a Torre do Relógio, que mistura a porta de entrada em estilo colonial, construída em XVIII e a Torre, erguida no final do século XIX. Já internamente é possível ver a casa onde viveu o escritor Gabriel García Márquez, o Teatro Heredia, um dos mais belos da cidade, e o Palácio da Inquisição, atualmente Museu Histórico de Cartagena. No local, o Santo Ofício julgava e torturava pessoas acusadas pela inquisição. Hoje são expostas réplicas dos instrumentos usados pelo tribunal. A Cidade Amuralhada ainda conta com lojas de souvenires, bares e restaurantes para todos os gostos, e para quem pretende ficar mais de um dia na cidade, há opções de hotéis na região.

Maior fortaleza espanhola na América Latina
Em um mesmo tour pelo Centro Histórico é possível visitar uma das construções mais impressionantes da América do Sul e da Colômbia, o Castelo San Felipe de Barajas. O prédio é a principal fortificação da cidade e o maior forte erguido pela coroa espanhola na América Latina. Sua localização estratégica dificultava as tentativas de piratas e invasores de outros países europeus de invadir a cidade. Numa visita ao local, além da imponência, os turistas podem conferir de perto os tuneis estreitos e baixos, projetados especialmente para que soldados espanhóis tivessem vantagem sob os inimigos.

Lendas e devoção
Para ter uma vista completa de Cartagena e ainda conhecer mais da cultura e história local, a visita ao pico de La Popa é obrigatória. No alto da montanha está o convento de Santa Cruz de La Popa, construído no século XVII, e que atualmente é um lugar de peregrinação para católicos. O local, um dos principais mirantes de Cartagena, tem lendas sobre realização de rituais satânicos antes da construção do templo.

Tours
Os tours por Cartagena variam de passeios tranquilos até excursões cheias de música e dança. É possível embarcar em um micro-ônibus com ar-condicionado e percorrer todos os principais pontos turísticos da cidade, entre eles a costa do Caribe. Quem desejar algo mais romântico pode reservar um passeio de charrete pelo Centro Histórico, este sem paradas. E para os mais animados há os passeios no Chivas Bus, um ônibus com as laterais abertas com música colombiana ao vivo, competições de danças e muitas doses de rum e cerveja.

Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você Veja 50 cruzeiros temáticos e saiba qual é o ideal para você

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade