Da literatura à cerveja, Dinamarca encanta por seus tesouros
Há algo de muito bom no reino da Dinamarca, contradizendo a célebre frase “Há algo de podre no reino da Dinamarca”, cunhada por William Shakespeare na obra Hamlet.
Muitos cruzeiros pelo Norte da Europa incluem a capital do país, Copenhague. A cidade ficou conhecida como cenário de uma das mais famosas peças de teatro da história e local de nascimento de um dos maiores escritores de contos infantis de todos os tempos e também por ser sede de uma das marcas de cerveja mais consumidas no continente. Quando o assunto é futebol, não há como não lembrar da seleção de futebol que encheu os olhos do mundo na Copa do Mundo de 1986, no México.
Um dos portos de escala no país é justamente Copenhague, com belos cenários à disposição dos viajantes. Imperdível é uma visita ao Palácio de Christiansborg, que abriga os poderes executivo, legislativo e judiciário do país. Além da beleza, a curiosidade em torno desse prédio está no fato de ser o único no mundo a abrigar os três poderes juntos. A construção atual, datada de 1928, é a sua terceira versão. As duas primeiras foram consumidas por incêndios.
Vale conhecer ainda o Castelo Rosenborg, erguido em 1606. A família real viveu ali até 1710 e, depois, em 1794, quando Christiansborg foi incendiado, e em 1801, devido à invasão inglesa. A estrutura atual preserva parte da construção original e reformas feitas até 1624. Aberto a visitação turística, o castelo mantém um acervo de objetos da realeza dos séculos XV ao XIX.
Quem quiser se aventurar em um passeio mais longo pode optar por um pacote de excursão até Helsingor o local é prestigiado por amantes da literatura e do teatro. A visita é ao Castelo de Kronborg, conhecido também como Elsinor ou Castelo de Hamlet. O prédio foi o principal palco de apresentações das tragédias escritas por Shakespeare.
Para os apreciadores de cerveja, um passeio imperdível é a visita à cervejaria Carlsberg. A fábrica fica em Vestebro, em Copenhague, e oferece uma imersão no mundo dessa cerveja que é a mais consumida nos países escandinavos e uma das principais marcas europeias. Os visitantes acima de 18 anos poderão experimentar uma grande variedade de bebidas produzida pela marca.
Copenhague também é a cidade natal de um dos maiores escritores infantis de todos os tempos, Hans Christian Andersen, autor de clássicos como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, Os Sapatinhos Vermelho e A Roupa Nova do Rei. Uma de suas obras mais conhecidas e adaptadas está representada na cidade, uma estátua da Pequena Sereia. A modesta casa em que o escritor é outro ponto de visitação.
Ainda no universo infantil, uma pedida é o Jardim de Tivoli. Inaugurado em 1834, o local é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, com atrações para encantar adultos e crianças. O lugar combina museus e arquitetura clássica e moderna. Entre as construções contemporâneas é a Opera House de Copenhague, inaugurada em 2005 e localizada na ilha de Holmen.
Costa Fortuna - 7 noites em cruzeiro, com partida em 2 de junho de Copenhague. Cidades visitadas: Warnemünde, na Alemanha, Estocolmo, na Suécia, Tallin, na Estônia e São Petersburgo, na Rússia. Preços por pessoa a partir de R$ 1.406.
Vision of the Seas - 7 noites em cruzeiro, com partida em 7 de setembro de Copenhague. Cidades visitadas: Kristiansand, Stavanger, Alesund, Geiranger e Bergen, na Noruega. Preço por pessoa a partir de R$ 1.267.