Cruzeiro fluvial vai de Praga a Budapeste; conheça
Por serem feitos em embarcações menores e com roteiros mais interligados às cidades em seu curso, os roteiros fluviais são mais intimistas e ao mesmo tempo mais dinâmicos.
Um roteiro de 11 dias que sai de Praga (República Tcheca) com destino a Budapeste (Hungria) inclui ainda escalas em cidades da Alemanha e da Áustria.
A viagem é oferecida pela companhia Avalon Waterways, com o roteiro The Legendary Danube. Há opções de embarque ainda em 2013 e condições especiais e descontos para quem comprar até o fim de julho pacotes para o ano que vem.
Os roteiros desse ano de Praga a Budapeste se estendem até outubro, com até cinco datas diferentes de saídas por mês.
Conheça um pouco das cidades de escala desse cruzeiro fluvial:
Passau, Alemanha: conhecida como a Cidade dos Três Rios porque nela convergem o Inn, o Ilz e o Danúbio, Passau é parada obrigatória de qualquer cruzeiro fluvial pelo Danúbio. Em uma caminhada pelas ruas de paralelepípedo, o turista pode admirar a arquitetura do século 17 em um conjunto que inclui a Catedral de Santo Estevão em estilo barroco de 1688, a Câmara Municipal em estilo gótico e a Fortaleza Veste Iberhaus, com seus belos terraços. Do alto se tem uma das vistas mais belas do encontro dos três rios Inn, Danúbio e Ilz.
Viena, Áustria: o passeio por Viena começa com uma visita à histórica boulevard Ringstrasse, concluída ao fim do século 19. Antes era um espaço aberto resultante do desmantelamento das muralhas defensivas da cidade. Entre marcos históricos localizados no Ringstrasse estão os Palácios Schonbrunn e Hofburg e a Staatsoper - a Ópera Estatal de Viena. Vale conhecer também a icônica estátua em bronze de Johann Strauss II, compositor da valsa O Danúbio Azul, localizada em Stadtpark, onde há monumentos também para outros austríacos famosos como Franz Schubert, Franz Lehar e Robert Stolz
Praga, República Tcheca: a cidade é considerada uma das joias europeias. A capital da República Tcheca apaixona todos que a visitam. Há o bairro judeu, que guarda um enorme legado histórico-cultural, o maior castelo medieval do mundo, o antigo Relógio Astronômico da Praça Velha, igrejas, palácios, praças e pitorescos recantos no Centro Antigo. Diferentes estilos arquitetônicos somam-se à paisagem urbana, que acolhe também a Galeria Nacional e a Sinagoga Espanhola. Uma vez em Praga, é imperdível atravessar o Rio Vltava pela Ponte Carlos
Budapeste, Hungria: um local que precisa estar no roteiro de qualquer visitante é a Ponte Margaret sobre o Danúbio. A partir dela se tem uma visão do Parlamento, uma imponente construção neogótica. Reserve um tempo também para conhecer o interior do prédio. Um tour cultural pela cidade deve contemplar ainda o Distrito do Castelo de Buda, uma colina às margens do Danúbio que é a mais rica concentração local de atrações históricas e culturais. Na parte Norte da cidade está o Museu de História Militar da Hungria e, a curta distância dele, o Museu de História da Música, que mantém o Memorial Béla Bartók.
Melk, Áustria: às margens do Danúbio, Melk é uma cidade pitoresca. O navio aproxima-se, e eis que surge a beneditina Abadia de Melk, empoleirada no alto de uma falésia. A abadia-palácio, Patrimônio Mundial pela Unesco, é um dos edifícios barrocos mais impressionantes da Europa. No conjunto funciona uma escola com 800 alunos mantida pelos beneditinos e o palácio, antes dedicado aos serviços da família imperial e da nobreza. Há também o pavilhão do Jardim, um lugar de relaxamento para os monges na era barroca. Ali, onde atualmente funciona um café, os afrescos reproduzem animais, plantas exóticas, florestas e povos nativos