Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça São Petersburgo de navio, a Veneza do Báltico

21 dez 2012 - 07h41
(atualizado às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Banhada pelo rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, São Petersburgo está na rota dos cruzeiros marítimos e é um dos belos destinos do Oeste Europeu.

Museu Hermitage, que abriga uma das maiores coleções de arte do mundo
Museu Hermitage, que abriga uma das maiores coleções de arte do mundo
Foto: Getty Images

A cidade fundada em 1703 é considerada a capital cultural da Rússia e é a segunda maior do país, atrás apenas da capital Moscou.

São Petersburgo impressiona pela beleza. Além de encantar os olhos, com museus, teatros, catedrais e monumentos, ela concentra ótimas opções de restaurantes, onde é possível experimentar o legítimo estrogonofe.

Para quem gosta de levar souvenirs para toda a família vale conferir a Nevsky Prospekt, principal rua de compras.

Situada sobre as ilhas do Rio Neva, a cidade foi apelidada de a Veneza do Báltico. Embora os canais fiquem congelados no inverno, extremamente rigoroso, em qualquer época do ano garantem um visual ímpar para registrar em fotografias. Uma caminhada é outra ótima maneira de apreciar a arquitetura das pontes.  

Conhecer o Palácio de Inverno, que fica às margens do rio Neva, não pode ficar de fora do roteiro de quem vai a São Petersburgo. Construído entre 1754 e 1762, foi residência oficial dos czares até a revolução russa. A imponência impressiona. São 1.057 cômodos, 1786 portas, 1945 janelas e 117 escadarias.

O museu, criado para o acervo particular da família imperial, transformou-se em um dos maiores do mundo, com milhares de peças de todos os estilos e épocas. Por ser uma das principais atrações da cidade, também é bastante concorrida. O ideal é chegar cedo e evitar as filas. O ingresso custa 400 rublos, o que corresponde a R$ 25.

Por lá, quase nada é gratuito e normalmente o preço é diferenciado para estrangeiros, que pagam mais caro do que os cidadãos russos. A melhor maneira de se deslocar é de metrô, que custa 25 rublos (R$ 1,50).

Vale visitar a igreja Nosso Salvador do Sangue Derramado, conhecida como Catedral da Ressurreição de Cristo, um dos cartões postais da cidade - o nome faz referência ao imperador Alexandre II, morto no local onde foi construída, em 1883. Belíssima, chama atenção pelas cores e pela decoração toda em mosaicos. A Catedral de Santo Isaac, que virou museu, também merece entrar no roteiro, assim como o Museu Hermitage, que abriga uma das maiores coleções de arte do mundo.

Além de conhecer a cidade em si uma boa dica é encaixar na programação uma apresentação de balé clássico.

A Royal Caribbean oferece o cruzeiro de 12 noites “Escandinávia e Rússia”, que passa por esse destino. A MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros também dispõem de pacotes com São Petesburgo entre os destinos.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade