'Tudo na minha vida é arte': repositor de supermercado viraliza ao transformar prateleiras em criações visuais
Moisés Carlos dos Santos, de 18 anos, alcançou mais de 7 milhões de visualizações com vídeo no TikTok arrumando prateleiras
Moisés Carlos dos Santos, repositor de supermercado, viralizou no TikTok com mais de 7 milhões de visualizações ao transformar a organização de prateleiras em uma arte visual, destacando dedicação e criatividade no trabalho.
Transformar um cenário tão comum do dia a dia em algo extraordinário é mesmo coisa de artista. Aos 18 anos, Moisés Carlos dos Santos entende bem do assunto. Repositor em um supermercado de Presidente Epitácio, em São Paulo, ele publicou imagens de como organiza as prateleiras do local e tomou um susto quando viu a repercussão: mais de 7 milhões de visualizações em um só vídeo. O segredo, além da dedicação no trabalho, é olhar diferente para a rotina: "Tudo na minha vida é arte."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar de muito jovem, Moisés já tinha experiência de trabalho antes mesmo de se tornar repositor, no ano passado. A desejada vaga no setor supermercadista veio primeiro como empacotador. Na época, um irmão de Moisés trabalhava na reposição, o que impedia o adolescente de assumir o posto. Além disso, o menino também era menor de idade.
Sem a oportunidade, Moisés resolveu trabalhar em um lava-jato da cidade, função que também sempre fez com muito cuidado. "Se eu jogo bola, tento fazer o melhor gol. No lava-jato, eu deixava o carro brilhando, tudo perfeito", diz, em entrevista ao Terra.
Só três anos depois da primeira entrada no supermercado, o chamaram de volta. "Eu já tinha um reconhecimento pelo meu serviço e dedicação. Um dia eu fui lá e um gerente conversou comigo, perguntou se eu ainda estava querendo entrar e se eu já tinha feito 18 anos. Três dias depois, fui até com a camisa do lava-jato fazer a entrevista e passei", relembra.
'As escolhas visuais criam impacto'
Em um supermercado, o repositor tem uma das funções mais importantes e reconhecidas pelos clientes. É ele quem abastece e organiza as prateleiras com os produtos, verifica se tudo está dentro da validade e se certifica de que os produtos estejam sempre disponíveis e em bom estado. Quando Moisés assumiu a função, nem ele mesmo sabia muito bem o que faria.
"Não sabia quase nada de mercado, mas sou uma pessoa muito esforçada e detalhista em tudo que faço. Quando comecei a pegar naquelas prateleiras pela primeira vez, tive muitas ideias. Passei a inventar, tentar montar da melhor forma para elogiarem", conta.
Em vez dos produtos enfileirados de maneira tradicional, o jovem passou a fazer desenhos com as embalagens e criar formas com as cores dos produtos. Um repositor comum poderia apenas arrumar os itens conforme a categoria, sem pensar na estética. Afinal, parece um trabalhão e tanto para o expediente.
No entanto, Moisés nunca pensou assim. "Quando eu organizo uma prateleira, envolvo a parte estética e a funcionalidade. Também levo em consideração a psicologia do consumidor, sabe? As escolhas visuais criam impacto ao ambiente, ao cliente que vai comprar. Gera mais facilidade na leitura e desejo na compra", argumenta.
Trabalho do repositor viralizou no TikTok
Com tantos setores para organizar em meio a correria do dia a dia, Moisés teve uma ideia: divulgar o seu trabalho nas redes sociais. Em dezembro de 2025, o jovem publicou as fotos das prateleiras arrumadas por ele em seu perfil no TikTok. "O artista e as artes", escreveu.
A publicação atingiu mais de 7 milhões de visualizações e fez com que o repositor tivesse interesse em seguir publicando fotos e vídeos de seu trabalho no supermercado. A escolha foi acertada. Os posts seguintes também acumularam milhares de cliques, e renderam 16 mil seguidores ao seu perfil.
Quando viu a repercussão, Moisés não acreditou. "Foi uma alegria quando vi que um dos meus vídeos estava com milhões de views. Em nenhum momento eu imaginei que seria essa 'atração' para tanta gente. Não imaginei que chegaria onde cheguei, mesmo", descreve.
"É uma sensação que desejo para todo mundo. Ver milhões de pessoas me vendo, vendo o meu esforço, que não sou um rapaz que está postando vídeo fumando ou bebendo e sim fazendo arte, trabalhando. É uma felicidade imensa", completa.
Da internet, a repercussão chegou na vida real. Moisés lembra que seus patrões e colegas de trabalho viram o viral e ficaram felizes com todo o reconhecimento do funcionário. "Foi uma felicidade muito grande para todos, para a minha família e meus chefes, que eu respeito e admiro muito", garante.
Para o jovem, o interesse dos seguidores por seu trabalho pode ser justificado pelo impacto visual. "Muitas pessoas sentem satisfação em verem as gôndolas perfeitas, alinhadas", diz. Mas o sucesso é mesmo fruto do olhar diferente de Moisés para o seu trabalho.
"Muitas pessoas não gostam do trabalho de repositor, dizem que o salário é mínimo e o esforço também. Mas temos que aprender que, em todo lugar que estivermos, temos que nos esforçar e dar o nosso melhor", aconselha.
Depois do sucesso, Moisés pretende continuar equilibrando a rotina como repositor e a vida de criador de conteúdo. "Pretendo focar nas redes sociais. Acredito que os planos ficam nas mãos de Deus", destaca.