Treinamento de força e exercícios cardiovasculares são ótimos para perder gordura, mas você pode perder mais se os fizer na ordem certa
O treinamento concorrente é um excelente aliado para melhorar a saúde e a composição corporal, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes.
Quando combinamos exercícios de força e resistência na mesma sessão, a ordem em que eles são realizados pode influenciar os resultados obtidos. Um estudo recente investigou exatamente essa questão, focando em como a ordem (força seguida de resistência ou resistência seguida de força) afeta os níveis diários de atividade física, a composição corporal e a aptidão física em jovens com obesidade.
Leia também: Ganhar músculos sem exagerar na academia: o método aprovado pela ciência que promete transformar seus resultados
A ordem importa: força primeiro ou resistência primeiro?
Um grupo de pesquisadores de duas universidades na China analisou os efeitos da ordem dos treinos em 45 jovens com sobrepeso e obesidade. Durante 12 semanas, os participantes foram divididos em três grupos: um grupo controle (que não realizou nenhum tipo de treino), outro grupo que treinou força antes da resistência, e um terceiro que fez o inverso — resistência antes da força.
Cada sessão durava cerca de uma hora e era realizada três vezes por semana. A pesquisa concluiu que o grupo que começou os treinos com exercícios de força, ao invés de resistência, obteve melhores resultados em termos de perda de gordura, aumento da atividade física diária e melhora da força muscular.
Por que esses resultados fazem sentido?
...
Veja também
O exercício de calistenia que você pode fazer em casa para trabalhar intensamente o abdômen