Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dormir com seu cão resulta em inúmeros benefícios; veja quais

Antigamente, no período paleolítico, o ser humano dividia onde dormia com os lobos. A troca era mútua; eles recebiam comida, e o homem ganhava proteção e calor em noites frias

13 jan 2026 - 20h09
Compartilhar
Exibir comentários

Antigamente, no período paleolítico, o ser humano dividia onde dormia com os lobos. A troca era mútua. Eles recebiam comida, e o homem ganhava proteção e calor em noites frias. Os anos se passaram e algumas pessoas se recusaram a dormir sozinhas, pois podem contar com a presença de um cão em suas camas ao dormir, e assim, ganham diversos benefícios. Confira:

Antigamente, no período paleolítico, o ser humano dividia o dormir com os lobos; hoje, compartilhamos nossas camas com um cão
Antigamente, no período paleolítico, o ser humano dividia o dormir com os lobos; hoje, compartilhamos nossas camas com um cão
Foto: depositphotos.com / simonapilolla / Bons Fluidos

Quais são os benefícios de dormir com seu cão?

Primeiramente, é importante ressaltar que os benefícios de se dormir com um cão vão de físicos a psicológicos. Dessa forma, estudos acadêmicos mostram que os humanos desenvolvem mais empatia e sensibilidade às necessidades do outro. Além disso, o estresse diminui, o ritmo cardíaco se regula, a qualidade do sono é maior e o nível de oxitocina aumenta.

Ou seja, não, não existe risco de higiene se o cachorro for bem cuidado, e também, não, não é fraqueza. Até porque segundo os estudiosos, o sono solitário é hábito da vida moderna, pois os animais sempre foram nossos companheiros.

Crescer com um cachorro pode favorecer a saúde mental

Os cachorros, além de companheiros, também podem funcionar como um tratamento complementar para questões de saúde mental, principalmente no caso de crianças e adolescentes. De acordo com um novo estudo publicado na revista iScience, crescer com um pet reduz comportamentos agressivos e favorece o bem-estar emocional dos jovens.

A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Azabu, no Japão, analisou 343 adolescentes saudáveis, sendo 96 deles tutores de cachorros. Dessa forma, eles descobriram que os jovens que conviviam com os animais aos 13 anos apresentaram menores índices de isolamento social já no ano seguinte. Além disso, em comparação com aqueles que não tiveram contato com pets, essas crianças demonstraram redução na frequência de pensamentos negativos, comportamentos delinquentes e ações agressivas.  e leia a matéria completa.

Leia também: Acariciar cachorros faz bem à mente, aponta estudo
Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade