Sete mudanças na nossa comunicação profissional que nos tornam mais assertivos e nos dão mais confiança
Aprender a comunicar com mais clareza, equilíbrio e segurança pode transformar relações no trabalho
O trabalho é uma das áreas da vida às quais dedicamos mais tempo. Muitas vezes passamos mais horas ali do que com a própria família, e ele pode ser fonte de satisfação, segurança pessoal e sensação de realização.
No entanto, o oposto também acontece. Não é incomum nos sentirmos inseguras em nossos cargos ou enfrentarmos problemas de comunicação com superiores e até mesmo com colegas.
Quando isso acontece, aprender técnicas de comunicação assertiva que nos ajudem não apenas na relação com os outros, mas também na forma como valorizamos a nós mesmas, pode ser fundamental.
Mudanças na nossa assertividade para nos comunicarmos melhor no trabalho
1. Reconheça e aceite o valor das pessoas (e o seu) também pelas diferenças
Um dos fatores que mais costuma nos paralisar no ambiente profissional é a comparação constante com os outros. Tendemos a medir quem somos a partir do que os demais são. Quando não agimos ou pensamos como eles, podemos nos sentir inferiores — ou, em alguns casos, superiores.
Por isso, é importante começar a reconhecer nosso valor individual como profissionais e o de nossos colegas como pessoas com características próprias. Na verdade, muitas vezes são justamente as diferenças que nos tornam valiosos. Se todos fôssemos iguais e tivéssemos as mesmas habilidades, contribuiríamos da mesma forma, em vez de complementar o trabalho uns dos outros.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
As pessoas mais empáticas costumam usar essas 7 frases para relacionamentos saudáveis e felizes
Viver uma vida feliz e bem-sucedida se resume a três dicas simples, segundo Bill Gates
Albert Einstein disse que o segredo da felicidade está em viver a vida inspirada nessas palavras