Sete frases que filhos adultos gostariam de ouvir dos pais e que são essenciais para construir um relacionamento saudável
Expressar emoções e praticar a escuta ativa fortalece vínculos familiares duradouros e genuínos
A conhecida advogada espanhola Inés Hernand contou ao jornalista David Andújar, no programa "Sin Filtros", que não tem contato com os pais há anos. Em outra ocasião, no "Planeta Calleja", ela explicou que saiu de casa aos 18 anos, e o distanciamento com eles se tornou ainda mais evidente. Desde os 25, não sabe nada sobre eles.
"A minha experiência me mostra que isso é o mais justo para ambos, porque quando não há entendimento, há muita mágoa e existem coisas que simplesmente não dá para superar. [...] Só porque te colocaram no mundo não significa que você tenha que ter uma boa relação", afirmou no programa, com a intenção de dar visibilidade a modelos familiares alternativos.
Embora possamos pensar que isso é algo excepcional, há muitos filhos que rompem a relação com seus pais — e isso é tão normal quanto ter uma boa relação com eles.
Segundo a professora Katarzyna Popiołek, psicóloga da Universidade de Ciências Sociais e Humanas, "existem feridas da infância, ainda abertas, que tornam a reconciliação impossível — diferente daquelas que, de alguma forma, podem ser suportadas. E, para muitas pessoas, a solução para feridas imperdoáveis é simplesmente o distanciamento, porque isso as liberta de uma dor que se torna insuportável. Talvez a terapia possa ajudar essas pessoas a longo prazo; mas aqui e agora, fugir parece ser a única solução", explicou ao portal Zwierciadło.
...
Veja também
Sou psicóloga e essas são as três frases que gostaria de ouvir todos os pais dizerem aos seus filhos
Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos
Se você quer um filho bem sucedido, precisa incluir esses 4 hábitos na rotina dele desde a infância