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Sem ânimo para nada? Veja qual pode ser o motivo

É possível que a causa da sua fadiga esteja ligada ao seu estilo de vida

11 fev 2024 - 10h04
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Evitar o estresse é impossível, mas você pode encontrar maneiras de se recuperar dele
Evitar o estresse é impossível, mas você pode encontrar maneiras de se recuperar dele
Foto: iStock / Jairo Bouer

Seus amigos todos estão curtindo o Carnaval e você prefere ficar na cama o feriado todo? Precisa tomar várias xícaras de café durante o dia para se manter acordado nos dias de trabalho? Saiba que você não está só. Muitas pessoas experimentam períodos de maior cansaço e de desgaste. 

Se você não sofre de nenhum problema de saúde que demanda atenção, é possível que a causa da sua fadiga esteja ligada ao seu estilo de vida, e algumas medidas podem ser adotadas para reduzir o mal-estar e aumentar os seus níveis de energia.

1. Invista no sono 

Isso não quer dizer dormir bem apenas nos fins de semana e feriados! A privação crônica de sono e também o sono irregular (o que inclui intercalar muitas e poucas horas de sono) podem sugar os níveis de energia, deixando a pessoa mais estressada, mal-humorada e cansada.

Embora a quantidade de sono possa variar muito entre as pessoas, especialistas recomendam pelo menos sete horas de sono por noite para evitar impactos negativos na saúde. Se você tem problemas para dormir, que tal estipular um horário para ir para a cama, terminar o dia com um banho, um livro ou uma música relaxante? Além disso, limitar o uso de dispositivos eletrônicos perto da hora de se deitar pode ajudar a aumentar a qualidade do sono e melhorar a disposição no dia seguinte. 

2. Gerencie seu estresse

É comum que pessoas com rotinas atribuladas se sintam mais estressadas, ansiosas ou sobrecarregadas. O estresse não só pode afetar seriamente a saúde física e mental, mas também está ligado ao cansaço e à fadiga. Alguns estressores comuns incluem pressão com as responsabilidades cotidianas no trabalho ou em casa, mudanças repentinas, como perder um emprego ou acumular funções, terminar um relacionamento ou a morte de um ente querido. 

Em muitos casos, pode não ser possível remover por completo as fontes de estresse. Porém, é possível encontrar maneiras mais eficazes de administrar suas tarefas e lidar com a tensão produzida por elas.  Entre as estratégias mais conhecidas estão caminhar, fazer meditação, ou separar um tempo para relaxar no meio do dia.

3. Movimente-se mais

O exercício regular é importante para reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade. Além disso, algumas pesquisas sugerem que adicionar mais atividade física à sua rotina também pode ajudar a combater a fadiga e a aumentar seus níveis de energia.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos pratiquem de 150 a 300 minutos de atividades físicas moderadas por semana, ou de 75 a 150 minutos de atividades físicas intensas  caso não haja nenhuma contraindicação. 

4. Largue o cigarro

O tabagismo pode afetar negativamente vários aspectos da saúde, elevando o risco de inúmeras doenças crônicas e reduzindo a eficiência dos pulmões. E isso inclui o vape! Com o tempo, isso pode diminuir a quantidade de oxigênio transportada por todo o corpo, fazendo você sentir cansaço. Se você fuma regularmente, parar pode estar associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo o aumento dos níveis de energia.

5. Limite o álcool

Beber álcool pode ter um efeito sedativo e fazer você se sentir relaxado. Muitas pessoas acreditam erroneamente que beber uma bebida alcoólica pode ser uma maneira eficaz de dormir mais rápido. No entanto, consumir álcool regularmente antes de dormir pode reduzir a qualidade do sono, especialmente na segunda metade da noite. 

O álcool também é capaz de atuar como um diurético, o que significa que aumenta a produção de urina. Portanto, se você tomar alguns drinks antes de dormir, pode ter que acordar várias vezes no meio da noite para ir ao banheiro. Por essa razão, é melhor desfrutar do álcool com moderação e limitar sua ingestão perto da hora de dormir. 

6. Coma mais comida de verdade

Seguir uma dieta bem balanceada não só reduz o risco de várias condições crônicas, mas também afeta significativamente seus níveis de energia. Escolher alimentos naturais e nutritivos, como frutas, vegetais e grãos, pode fornecer ao seu corpo as vitaminas e minerais necessários. Por outro lado, comer muitos produtos processados - ricos em açúcar e gordura - pode afetar negativamente tanto seus níveis de energia quanto sua saúde geral. Além disso, alguns estudos mostram que pular refeições pode estar ligado à fadiga, à ansiedade e à pouca atenção.

7. Conecte-se com as pessoas

Conexões sociais são incrivelmente importantes para manter uma boa saúde. Na verdade, o isolamento pode causar mau humor e cansaço, especialmente quando envelhecemos. Algumas pesquisas até indicam que ter um apoio social mais forte pode estar associado a melhorias na saúde física e mental à medida que o tempo passa. Se está se sentindo cansado e com "baixo astral", pode ser útil tentar socializar com os amigos, entrar em um grupo, fazer um voluntariado ou encontrar um novo hobby.

Fonte: Healthline

Jairo Bouer
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