Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Saúde

Exercício aeróbico melhora tudo em mulheres na menopausa

4 set 2025 - 18h09
Compartilhar

A queda hormonal pode ser responsável, no período do climatério, por riscos significativos para a saúde cardiovascular e mental, principalmente para mulheres na fase da pós-menopausa. Por esse motivo, cientistas pesquisam quais intervenções são necessárias para enfrentar esses desafios e melhorar os desfechos clínicos, mas um novo estudo de revisão sistemática mostrou que não é necessário inventar a roda: o exercício aeróbico já é responsável por melhorar muitos parâmetros de saúde. 

“Os estudos mostram que os efeitos do exercício aeróbico para as mulheres nessa fase são altamente importantes em parâmetros cardiovasculares e resultados psicológicos. Dessa forma, além do tratamento para reposição hormonal e a necessidade de exercícios de força para reduzir o risco de sarcopenia, também são indicadas atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, ciclismo, natação e tênis”, esclarece Ana Paula Fabricio, ginecologista com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO). O estudo foi publicado na edição de agosto do periódico Menopause.

Na revisão sistemática com meta-análise, foram incluídos ensaios clínicos randomizados (ECRs) que avaliaram intervenções de exercícios aeróbicos em mulheres na pós-menopausa. A revisão incluiu 61 ECRs com 4.100 mulheres (2.356 exercícios e 1.744 controle). 

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade